Geral

Mais de 60% dos postes de luz são de concreto

Postes de madeira, que oferecem perigos, podem ser trocados após contato com a RGE

A madeira se deteriora com a exposição ao sol e a chuva. E, com o passar dos anos, os postes de luz do município estão sendo trocados por concreto. Um olhar atento pelas ruas do município e a população pode perceber que alguns postes de madeira estão precisando de uma atenção redobrada. Como é o caso de quatro postes de luz localizados na Rua Severo Ravizzoni, próximo ao Mosteiro das Irmãs Clarissas Capuchinhas. Moradores das proximidades relatam que eles estão instáveis há algum tempo. Uma solicitação a RGE já foi feita, mas até agora os postes não foram trocados. No local, é possível ver que os postes estão pendendo para um lado. A placa indicativa das ruas Severo Ravizzoni com a Bento Gonçalves está entortando junto com o poste. O empresário e morador da rua, Pedro Bebber, diz que desde 2017 está em contato com a RGE para realizar a substituição do poste em frente a sua residência, que balança bastante em dias de chuva. “Tenho vários protocolos. A RGE até veio ver, fotografar, mas nada. E cada temporal que dá ele fica pior”, diz ele. De acordo com a RGE, o caso está em análise.

Uma volta pelos bairros do município e a constatação é que a maioria dos postes de luz não oferece risco de queda. Os mais precários estão fixados através de outros postes de madeira, sem ocasionar perigo. Segundo os dados da RGE, de janeiro a setembro de 2019, a empresa substituiu 457 postes no município. Até setembro de 2019, Flores tinha 11.965 postes e 7.418 já eram de concreto, o que corresponde a 62% deles.

Conforme a Rio Grande Energia, um Plano de Manutenção e Expansão do Sistema Elétrico é executado de maneira contínua em toda a área de concessão. O plano prevê, entre outras ações, as trocas de postes programadas através de projetos de melhoria de rede e inspeções realizadas cotidianamente pelas equipes da concessionária. Mas se há perigo e moradores verificarem essa situação, é necessário comunicar a empresa. Após o alerta, uma equipe irá até o local avaliar a situação e definir sobre a ação que deve ser executada e o prazo. A comunicação com a empresa deve ser realizada através de canais digitais como o aplicativo CPFL Energia (disponível gratuitamente para download em celulares e tablets com sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone), ou pelo site www.rge-rs.com.br.

Segundo a assessoria de imprensa da RGE, “atualmente, não é mais instalado postes de madeira na rede, apenas de concreto ou fibra, dependendo das características da rede no local. Contudo, um poste de madeira, por si só, não representa risco à população. Há postes de madeira em bom estado de conservação e que ainda podem estar presentes na rede elétrica. A substituição desses por concreto está ocorrendo de maneira gradual”, declara.

 - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário