Geral

Mais um avanço em prol da comarca florense

Reunião na Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça relatou as dificuldades de Flores da Cunha

Na manhã da última quarta-feira, dia 20, um grupo formado pelo presidente da subseção de Caxias do Sul da OAB/RS, Rudimar Luís Brogliato; pela vice-presidente da subseção de Caxias do Sul, Ana Carla Hendler Gava Furlan; pelo procurador-geral do município de Flores da Cunha, Fernando Foss; pelo vereador, Luiz André de Oliveira, pela delegada da subseção em Flores da Cunha, Vivian Vecini, e; pela secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana da Cunha Barth, esteve em uma reunião na Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do RS. O pleito da advocacia local diz respeito a grande quantidade de processos na comarca florense, que se encontra sem juiz titular no momento.
Brogliato destacou as dificuldades enfrentadas na comarca de Flores da Cunha, que também compreende o município de Nova Pádua. “Atualmente, são mais de 14 mil processos em tramitação na comarca. Hoje, além do pedido já antigo da criação de uma 2ª Vara Judicial, pedimos um juiz titular. O andar processual tem sido uma problemática de longa data, inclusive com discussões envolvendo o Legislativo, o Executivo, além de associações do comércio, indústria e serviços para buscar uma solução”, salientou.
Fernando Foss, falou sobre as dificuldades que a advocacia enfrenta com a situação do Fórum local, bem como destacou que o município florense é sede de muitas empresas de pequeno, médio e grande porte, além de se destacar também no setor agrícola, por conta disso, sendo de fundamental importância uma prestação jurisdicional célere e efetiva com o fim de dirimir os litígios. Ainda cobrou um posicionamento mais concreto da Corregedoria sobre as demandas. 
O juiz-corregedor da 9ª Região, André Dal Soglio Coelho, ouviu as queixas da comitiva e deliberou para atender os pedidos: “Vou encaminhar o parecer favorável para a criação da 2ª Vara na comarca. Sobre o juiz titular, em novembro teremos o edital de remoção para nomeação. Em paralelo, irei verificar a possibilidade de um juiz em regime de exceção para realizar audiências”, garantiu.

Comitiva esteve presente na Corregedoria-Geral na última quarta-feira.  - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário