Geral

Médico perito também não vem em 2018

Agência do INSS em Flores da Cunha não tem profissional especializado desde a inauguração, em setembro de 2015

Após quase três anos do início do funcionamento da agência florense do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ainda não há médico perito. A unidade de Flores da Cunha, inaugurada em setembro de 2015, foi estruturada para atender também moradores de Antônio Prado, Ipê, Nova Roma do Sul e Nova Pádua, totalizando uma população de mais de 56 mil pessoas. E não há previsão para a vinda de um profissional para a área pericial.

Atualmente, o posto florense encaminha auxílios (aposentadoria por idade rural, pensão por morte, salário-maternidade, entre outros) e atualizações no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Os atendimentos periciais, obrigatórios para a concessão dos benefícios por incapacidade, auxílio-doença (previdenciário ou acidentário), auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez, ainda precisam ser feitos em Caxias do Sul.

Conforme o gerente-executivo do INSS em Caxias, Cristiano Fagundes Koch, em 2018 não há previsão para a vinda de um médico perito, uma vez que a contratação depende de concurso público. De acordo com ele, outras agências da região também estão sem esse tipo de serviço e os contribuintes são encaminhados para Caxias.

Há dois anos o Ministério do Trabalho e Previdência Social solicitou uma autorização para realizar um concurso público para os quadros de INSS, o que contemplaria 1.530 peritos médicos, porém, este não ocorreu. “Em algum momento tem que sair, mas neste ano devido à eleição não sai”, garante Koch. Por outro lado, o INSS está concluindo a implantação de um serviço à distância por meio digital, que irá contribuir na redução dos atendimentos em até 40%. O sistema funcionará por meio de convênios com sindicatos e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Conforme o executivo, a agência de Flores da Cunha realiza uma média de 50 atendimentos diários, todos somente de encaminhamento, enquanto outros 10 serviços periciais são encaminhados para a unidade em Caxias. Para o primeiro atendimento na unidade, o cidadão precisa ter em mãos o CPF. Dúvidas e mais informações podem ser consultadas na central 135 (ligação gratuita de telefone fixo; custo de ligação local se feita de celular) ou no site www.mtps.gov.br. A unidade florense fica na Rua Borges de Medeiros, ao lado do Ministério Público (MP). O atendimento é das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Enquanto a agência local ficar sem o atendimento de perito, os contribuintes devem encaminhar sua análise médica em Caxias (Rua Visconde de Pelotas, 2.280, no bairro Pio X – telefone 3535.3141). O INSS de Flores da Cunha não tem telefone.

 

 - Camila Baggio/Arquivo OF
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário