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Movimento SIM é a chave para o sucesso da terceira geração da Florense

Empresa já consolidada entre os players mundiais investe em novas oportunidades de crescimento e expansão, sem perder de vista suas raízes e seu legado

O Grupo Florense está escrevendo um novo capítulo na sua história, iniciada há 70 anos. Como força motriz poderosa, o Movimento SIM – Soluções Inovadoras para Modernização – revitaliza a organização. Criado em 2020, ele representa a transição da segunda para a terceira geração, apresentando-se como um conceito comportamental que tem o objetivo de tornar a empresa mais eficiente, assertiva e ágil por meio dos agentes de mudança cultural.  
Com a celebração do seu aniversário no mês de setembro, o Movimento SIM firmou-se não apenas como uma filosofia, mas como uma promessa de aprimoramento contínuo. Da mesma maneira que o Programa SIM – Soluções Inteligentes para Modernização – guiou a segunda geração no estabelecimento de processos de qualidade e na reestruturação da empresa em 1994, o Movimento SIM busca impulsionar o Grupo no caminho da evolução por meio de mudanças nos processos, reestruturação das áreas, novos projetos e incentivo às atitudes alinhadas com o propósito e com os valores do Grupo.
O Diretor Jurídico, Ezio de Salles, que participou do Programa SIM, afirma que o Movimento SIM faz parte do DNA da Florense, sendo absolutamente necessário para que a empresa permaneça obtendo sucesso no mercado. “Minha visão, tendo trabalhado muitos anos com a primeira geração e depois com a segunda, é de que a terceira geração espera que os integrantes do Movimento SIM se envolvam cada vez mais, sugerindo e interagindo em relação ao direcionamento das ações que tenham reflexo nos resultados da empresa”, afirmou Ezio. 
A inovação é o motor dessa constante renovação. Em 2023, um ano especial na história da organização, que completou 70 anos, a conexão entre os colaboradores e a direção da empresa foi intensificada, buscando valorizar o que há de mais especial: seu repertório humano. Um exemplo notável disso é o Programa Café e Cultura, que proporciona um espaço para os colaboradores dialogarem diretamente com a direção. Esses encontros são oportunidades para debater sobre cultura, esclarecer dúvidas de forma transparente e trocar experiências.
Além disso, os valores de inovação e movimento foram fortalecidos com o programa Eureka. Nele, os colaboradores têm a oportunidade de sugerir ideias para resolver desafios do dia a dia e são recompensados por suas contribuições. A intenção é colocar o profissional como protagonista do seu espaço de trabalho, destacando quem realmente domina os assuntos e os princípios da empresa. O Eureka já teve cinco edições e, neste ano, encontrou-se também uma nova maneira de incentivar o espírito empreendedor: o Desafio Eureka. A partir dele, equipes inscritas procuram a solução para um problema específico, vivendo um dia de imersão técnica e somando vivências enriquecedoras.
Inovação é feita em rede. Por isso, o Grupo Florense mantém um vínculo valioso com o Instituto Hélice, uma associação com mais de 30 empresas que tem o objetivo de conectar e impulsionar o novo. No seu quinto ano de existência, o instituto proporciona atuação nesse ecossistema, promovendo a inovação aberta por meio de relações com startups, participação em eventos e feiras relevantes e desenvolvendo iniciativas como a Escola da Inovação, que já contou com a participação de 13 colaboradores da Florense em sua terceira turma. 

Terceira Geração 
O Grupo Florense, que hoje conta com expressiva dimensão física e grande importância no mercado, nasceu como uma pequena empresa familiar e ainda preserva essa característica na gestão do Grupo. Os mais de 800 colaboradores, 68.000 m² de área construída e o relacionamento com os franqueados das 64 lojas distribuídas pelo Brasil e nas Américas contam com total dedicação da terceira geração. Composta pelo CEO, Mateus Corradi, pela Diretora Criativa, Roberta Castellan, pelo Diretor Industrial, Felipe Corradi, e pelo Diretor Jurídico, Ezio de Salles, a atual diretoria projeta perspectivas muito promissoras para o futuro. 
“A grande responsabilidade da terceira geração é trabalhar com muita dedicação com o nosso time, formando novas pessoas na fábrica, promovendo colaboradores dentro do grupo e trabalhando nossa rede de franquias. Ou seja, preparando o Grupo Florense para que a gente consiga entregar para a quarta geração uma Florense ainda melhor, mais robusta, sustentável financeira e ecologicamente, correta, cada vez mais justa, aberta, onde todos tenham oportunidades, mas que a meritocracia, o respeito e o trabalho em equipe prevaleçam. Assim, oferecemos uma vida melhor às pessoas e suas famílias, bem como produtos e serviços cada vez melhores. Esse é o legado e o compromisso que nós temos com a primeira e segunda gerações”, afirmou o CEO, Mateus Corradi. 
“O Movimento SIM acontece através das pessoas. E por isso ele é essencial no processo de transformação cultural da empresa. Precisamos honrar nosso passado, preservando nossos valores e princípios, sempre com o olhar voltado para o futuro. As ações do Movimento SIM nos estimulam a valorizar o que foi construído até aqui e a estarmos abertos para promover as mudanças necessárias para o desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, a perpetuação da empresa”, destacou a Diretora Criativa, Roberta Castellan.  
“A Florense, desde sempre, inova. Foi assim em toda sua história, continua no presente e assim será no futuro. São diversas formas de inovar dentro de um contexto industrial, seja em produtos, máquinas, processos, pessoas, marca, enfim em todas as interfaces do Grupo. Hoje, temos clareza de que precisamos continuar nossa jornada de evolução. Para isso, a Transformação Cultural, liderada pelo Movimento SIM, faz com que nossa empresa crie formas colaborativas de inovação, como o Programa Eureka. Há, também, a conexão com Startups em um processo de Open Innovation junto ao Instituto Hélice. Somos e mantemos a vanguarda da indústria moveleira, lançando novos produtos e marcas. Somos inquietos por natureza, não nos contentamos com o trivial, e essa forma de pensar e agir faz com que todos sejamos parte da inovação dentro da empresa”, finalizou o Diretor Industrial, Felipe Corradi. 

Programa Café e Cultura teve 11 edições que, juntas, somam mais de 140 participantes. - DIVULGAÇÃO Segunda edição do Desafio Eureka, realizado em 22 de julho de 2023. Na ocasião, as equipes trabalharam a temática ‘meio ambiente’. - DIVULGAÇÃO Diretor Industrial e CTO do Grupo Florense, Felipe Corradi, foi presidente do Instituto Hélice nos últimos dois anos. Foto da Assembleia Geral realizada em setembro. - DIVULGAÇÃO
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