Geral

Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi está fechado para visitações

O lançamento da primeira fase das obras no local será na próxima terça-feira, dia 23

O Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, patrimônio histórico-cultural de Flores da Cunha, está temporariamente fechado para visitas. Na próxima terça-feira, dia 23, às 18h, integrando as comemorações da Semana do Município, ocorrerá a cerimônia de lançamento da primeira etapa das obras no local. Nesta fase, está prevista a construção de um anexo de três pavimentos ao lado do edifício onde atualmente encontra-se a Associação dos Artesãos Espaço de Arte e Artesanato.

A obra disponibilizará novas salas para os artesãos, além de qualificar os espaços de reserva técnica do Museu e do Arquivo Histórico Municipal. Até a conclusão dos trabalhos, o Museu abrigará a equipe da Associação de Artesãos. Também está prevista a execução e adequação do quadro de arranjo; a classificação, organização, conservação e armazenamento do acervo arquivístico de Flores da Cunha; a elaboração de políticas para o acervo; um plano museológico; a elaboração do inventário do acervo do Museu Municipal e um software de gestão de acervos desenvolvido para a instituição.

Após a finalização da primeira etapa, o prédio onde está localizado o Museu - que já foi sede da Prefeitura Municipal - passará por um processo de restauro, visando manter viva a história e a cultura do município.

O projeto das obras é financiado pelo Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo à Cultura. A realização é da Associação de Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, com apoio da Prefeitura de Flores da Cunha e patrocínio das empresas Florense e Hidrover. O investimento é de R$ 1,7 milhão.

A previsão para o fim das obras e reabertura do local é em 2025, ano que marca a celebração dos 150 anos da Imigração Italiana ao Brasil.

 - Associação de Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário