Geral

Na Igreja Matriz, um presépio próximo ao céu

Nascimento de Jesus ganhou vida pelas mãos da incansável voluntária, Zanete Oldra

Uma paixão que surgiu ainda na infância, participando das celebrações natalinas organizadas pelas Irmãs de São José, e se perpetuou ao longo de décadas de dedicação, fé e amor à Igreja. Estamos falando da professora aposentada e incansável voluntária da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Zanete Oldra. 
“Por muitos anos, dei aula para os seminaristas que residiam no convento onde, juntamente com meus alunos de Segundo Grau, fazíamos apresentações encenadas, dentre as muitas incluo as de Natal”, recorda a florense. 
Hoje, aos 78 anos, Zanete não mede esforços para trabalhar em prol da comunidade, prova disso é que, há mais de duas décadas ela é a responsável pela criação dos cenários das encenações que ocorrem no largo da Matriz: “Elaborava os textos baseados nas histórias bíblicas e eles eram representados através de dublagens. Vinte e cinco anjos coreografavam músicas clássicas anunciando a proximidade do nascimento de Jesus. Porém, com o passar dos anos, repassei para as meninas que sempre participaram e tinham conhecimento”, lembra. 
Mas, quem pensa que a aposentada parou após delegar esta função, se engana. Desde o ano passado ela se empenha em montar o palco do nascimento de Jesus em um dos principais cartões postais da cidade: “Em 2021, o pároco, Frei André, me procurou e pediu-me para fazer a montagem do presépio no interior da Igreja Matriz, como nunca tinha feito, pois, isso sempre esteve a cargo do Cursilho – que por motivos próprios optou por ‘dar uma trégua’ –, hesitei um pouco, mas, após falar com o responsável pela equipe, Firmino Cavalli, decidi aceitar”, revela a florense, acrescentando que, neste ano, o atual pároco, Frei Edson Cecchin, lhe fez o mesmo pedido, que foi prontamente aceito por ela. 
Sendo assim, Zanete se reuniu com alguns voluntários, entre eles: Márcia Schiavenin, Antoninho Bassanesi, Fabiane Carraro, Renato Conte, Maria Curra Pauletti, Artesanato Zim e Floricultura e Viveiros Dallemole para, juntos, darem início à montagem do presépio, no dia 30 de novembro. 
Com muito amor e envolvimento, no dia 4 de dezembro ele já estava concluído e carregado de significados: “Há um sentido de poder sentir o céu bem próximo ao presépio, uma conotação de proximidade”, destaca a voluntária.
Em meio a madeiras, vimes, tintas, papeis e muitos outros materiais; o berço do menino Jesus foi confeccionado e, mais uma vez, a dedicação de Zanete pôde ser evidenciada em cada detalhe: “A gente chega em um ponto e vê que tudo é efêmero, tudo é passageiro e, em meio a tudo isso, não podemos viver em vão, isso não faria parte da razão e do porquê de estarmos aqui”, conclui a florense que, mesmo aposentada, não mede esforços para continuar contribuindo com a comunidade. 
Quem ainda não conferiu o presépio da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes pode fazê-lo até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis. O horário para visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 19h, com exceção da quinta-feira pela manhã, que a Igreja permanece fechada para limpeza geral. Aos sábados e domingos as visitas podem ser realizadas das 8h às 11h30min e das 16h às 19h.

Presépio pode ser conferido até dia 6 de janeiro.  - Gustavo Tamagno
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário