Geral

Os antigos estacionam na Praça da Bandeira

19º Encontro de Veículos Antigos ocorre neste domingo, dia 12, com atrações para todos os públicos

Uma paixão que reúne pessoas de diversas cidades do estado, conquista diferentes faixas etárias, e que costuma atrair os olhares curiosos dos que por ali circulam, sejam eles entendedores ou não do antigomobilismo. Estamos falando do 19º Encontro de Veículos Antigos de Flores da Cunha, que será realizado neste domingo, dia 12, das 8h às 18h, na Praça da Bandeira. 
O evento, que já chegou a ocupar o Parque da Vindima Eloy Kunz, há anos ocorre na área central do município, com o objetivo de se aproximar da comunidade, tonar-se mais popular, e, claro, tendo em vista que a praça é um local com alto fluxo de pessoas. “Aqui onde está hoje o pessoal sai da missa e vem para o evento, passeia pelo Centro e vem prestigiar; às vezes eles nem sabem que está ocorrendo. A praça não é um lugar para ter mais expositores, mas sim para a população se envolver com o evento”, declara o integrante do Clube de Veículos Antigos de Flores da Cunha – Veteran Car, Ricardo Pelizzer, 50 anos. 
Além da exposição de veículos antigos que, literalmente, é o carro-chefe do encontro, outra atração que movimenta o evento são os acessórios, o chamado ‘Mercado de Pulgas’ que, geralmente, atrai pessoas da região Metropolitana, de municípios como Canoas, Porto Alegre e Novo Hamburgo, para apresentar e comercializar artigos. “Quando vou nesses eventos gosto de comprar essas coisas para colocar na garagem, pendurar, e, realmente, é um atrativo diferente”, destaca o integrante do clube, que participa de encontros de carros antigos há cerca de 17 anos.  
E por falar em atrações, o dia será repleto delas. A música terá seu lugar com o rock gaúcho de Woody Lusa, que animará o público na parte da manhã, enquanto a tarde será comandada pelo som dos florenses da banda Mágicoz. A Praça da Bandeira também contará com suporte gastronômico, oferecendo diversas opções de bebidas e lanches, além dos restaurantes tradicionais que a cidade já disponibiliza.
Um dos pontos altos da atividade, em que a paixão pelas quatro rodas poderá ser evidenciada no olhar do público, é o da premiação do carro do evento. Além da distinção, o veículo se tornará a atração principal do encontro e sua imagem passará a ser vinculada em todos os materiais de publicidade como responsável por toda a divulgação em peças como camisetas, folders, redes sociais, troféus: “A gente faz com que o carro do evento deste ano seja a matéria principal de mídia do próximo. É uma maneira de expor a mais do que apenas no dia, de dar mais visibilidade”, reforça o integrante.
De acordo com Pelizzer, 70% a 80% dos expositores participantes do evento são da Serra Gaúcha, o restante costuma vir da região metropolitana e, alguns, da fronteira. Os 20 florenses que são sócios do Veteran Car, fundando em 2005, também costumam expor seus carros no encontro anual. “A expectativa do clube é receber, no mínimo, 150 veículos, mas a gente acredita que ultrapasse os 200. O nosso maior público foi de mais de 5 mil pessoas, no pós-pandemia, então a gente acha que em torno de 3 mil já está de bom grado”, revela, ao mesmo tempo em que estende o convite para que todos os clubes da região também prestigiem a atividade.
O integrante do clube, que hoje é presidido por Gilberto Sgarioni, explica que o objetivo das ações vai muito além de atender aos amantes do antigomobilismo: “O intuito das exposições é aproximar as pessoas e trazer as famílias, mostrar a cultura automotiva, contar a história do automóvel da década de 1920 até a de 1980, 1990, ver os outros carros. Às vezes, tem pessoas que vêm para comprar, fazer negócios, vender, mas a alma do evento é reunir o público e proporcionar um espaço agradável em que o veículo seja a peça principal”, enaltece. 
Para pessoas como Antônio Boscain, o ‘Toni’, de 70 anos, que é socio do Veteran Car, um dos momentos mais aguardados do ano é quando os carros estacionam no entorno da Praça da Bandeira para contar histórias no Encontro de Veículos Antigos de Flores da Cunha. O proprietário de um Corcel 1975 vive o antigomobilismo dentro da sua simplicidade e é extremamente caprichoso e perfeccionista com seu veículo (conferimos isso de perto quando fizemos as fotos para esta matéria), que é sinônimo de orgulho por ter sido o veículo premiado no 13º encontro, em 2016. “Gosto bastante de participar das exposições e esse carro aqui é antigo, falta pouco para ele completar 50 anos.  Faz uns 32, 33 anos que tenho ele e não trocaria por um novo, na verdade tenho um novo, mas não troco (risos). Esse aqui, para mim, é uma paixão, não tem dinheiro que pague”, destaca Boscain, ansioso para mais um evento. 
O 19º Encontro de Veículos Antigos de Flores da Cunha é aberto ao público e a entrada é gratuita para toda a comunidade. Os interessados em expor seus veículos, por sua vez, terão de pagar uma taxa de R$ 50 para despesas e ganharão um kit personalizado com certificado, camiseta e um brinde surpresa. As inscrições devem ser feitas no mesmo dia do evento, na Av. 25 de Julho, próximo à Caixa Econômica Federal. Mais informações com Ricardo Pelizzer pelo (54) 9.9997.6972 e Gilberto Sgarioni pelo (54) 9.9184.4254. Em caso de chuva o evento ocorrerá nos Pavilhões do Parque da Vindima.

Antônio Boscain, 70 anos, orgulhoso com seu Corcel 1975. - Karine Bergozza Boscain cuida de todos os detalhes de seu veículo. - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário