Geral

Otávio Rocha: A religiosidade de Otávio Rocha

O distrito possui igrejas e capiteis que contam a história da comunidade

Igreja Matriz 

Os imigrantes italianos construíram ainda no ano de 1885 uma pequena igreja. Feita de madeira de pinho, foi dedicada a São Marcos, por ser santo muito estimado no norte da Itália e, ainda, de uma certa forma, pela semelhança do nome do santo com Marcolino, nome do Travessão. A imagem de São Marcos foi esculpida em madeira pelo santeiro Viero e, posteriormente, foi dado à mesma um melhor acabamento com gesso e tinta. A segunda igreja do lugar foi construída entre 1901 e 1905 em estilo romano.
A paróquia de Otávio Rocha foi instalada em 26 de janeiro de 1962, sendo o 1° vigário o Pe. Pedro Faustino Piccoli. Com a criação da Paróquia e a consequente elevação da Capela de São Marcos à Matriz, o pequeno espaço desta começou a ser questionado.
Em 6 de julho de 1964, foi começada a escavação dos valões para os alicerces. A velha capela ficava totalmente no interior da nova obra. No dia 27 de setembro de 1964 foi lançada a pedra fundamental. Fugindo completamente aos modelos tradicionais das Igrejas construídas na região, a nova Matriz de Otávio Rocha apresentava um desenho inédito, com linhas retas e muita simplicidade arquitetônica, podendo ser considerada a primeira igreja em estilo moderno no interior do Rio Grande do Sul. O projeto e o acompanhamento da obra foram realizados pelo engenheiro caxiense Frederico Segalla.

Igreja de Santa Justina

A construção da primeira capela de tábuas rachadas teria se verificado pelo ano de 1893. A escolha do nome de Santa Justina foi unânime, uma vez que a maioria dos imigrantes provinha de uma capela com o mesmo nome em Vicenza, na Itália. 
Com o crescimento da localidade, em 1937, foi iniciada a construção da Igreja atual, inaugurada em 1941. 
Em 1940, para ajudar o município de Flores da Cunha, que passava por dificuldades financeiras, Caxias do Sul entregou parte do seu território (Santa Justina e São Luís), considerando que mais terras representava mais contribuição aos cofres públicos. Foram vários movimentos de Santa Justina para voltar a pertencer à Caxias do Sul, conseguindo tal intento apenas no ano de 1951. 
Por esse fato, a atual Igreja de Santa Justina foi construída na divisa dos dois municípios, sendo a parte do altar em Flores da Cunha e os bancos e a presença de fiéis em Caxias do Sul, ou seja, o padre reza a missa em Flores e os fiéis participam em Caxias do Sul.

Igreja Nossa Senhora de Caravaggio

A igreja do Travessão Carvalho começou a ser construída em 1901, sendo finalizada em 1928. Antes dela, uma pequena igreja de madeira erguida em 1891 abrigava o quadro com a reprodução da ‘Madona’ de Caravaggio. Ao lado da igreja encontra-se um campanário de pedra talhada inaugurado em dezembro de 1951. O templo religioso foi reformado e inaugurado em outubro de 2015
A ampliação da igreja iniciou em 2012. Durante dois anos, as celebrações religiosas foram realizadas no salão da comunidade. Em maio de 2014, com o espaço quase finalizado, as missas voltaram a ser celebradas na igreja. A remodelação permitiu que a edificação passasse de 90m² para 150m². Na prática, a medida significa cerca de 80 lugares a mais – a antiga igreja recebia apenas 40 pessoas. Com a ampliação, a igreja tem espaço para até 120.
O projeto foi baseado no modelo do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, na Lombardia, Itália. A igreja ganhou arcos que a circundam e uma cobertura na parte exterior. A estrutura foi mantida por completo, com a fachada original e os vitrais, bem como a arte no teto. As estátuas de Nossa Senhora e Joaneta ficaram num lugar de destaque onde os fiéis podem se aproximar para orar e agradecer. As imagens foram executadas pela família Zambelli, em 1895.

 

Igreja São Luís

Construída em 1910, faz parte da Paróquia São Marcos. A localidade de São Luís, como de Santa Justina, pertencia a Flores da Cunha e voltaram à sede mãe, Caxias do Sul, após plebiscito. 

 

 

 

Igreja São Francisco

Instalada na localidade de São Francisco, também conhecido por Cuiudo. 

 

 

Capitel Santa Suzana

Construída em 1882, é a primeira igreja da localidade.

 

 

 

 

 

Capitel São João Batista

Construída em 1941. 

 

 

 

Capitel São Sebastião

Localizada em Nova Brasília, o capitel São Sebastião foi construído em 1953. A igreja antiga ainda está na localidade – abandonada – e foi construído em altar ao ar livre para homenagear o santo. 

 - Pedro Henrique dos Santos
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário