Geral

Otávio Rocha exalta a uva, o morango e a tradição italiana

Inicia neste sábado a Festa Colonial da Uva e do Moranguinho. Desfile de carros alegóricos, gastronomia e exposição são atrações

Para celebrar a safra da uva, o distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, realiza a partir deste sábado, dia 23, a 12ª Festa Colonial da Uva e a 2ª Festa do Moranguinho. A programação inicia às 11h, com bênção e abertura da exposição de uvas. Contudo, a abertura oficial está programada para as 11h de domingo, dia 24, com a presença de autoridades locais e estaduais. Estão confirmadas as visitas dos secretários estaduais de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, e de Turismo, Abgail Pereira. O evento ocorre até o dia 3 de março, aos sábados e domingos.

Nesta edição, os turistas poderão apreciar uvas e moranguinhos, sucos e vinhos que serão distribuídos na área central do distrito. A exposição de uvas na antiga Cantina Slaviero terá a participação de 70 expositores, seis vinícolas e 20 produtores de morango. No pavilhão também haverá comercialização de produtos coloniais e mostra de artesanato. Além de apreciar a produção local, os visitantes podem aproveitar as belezas naturais, apresentações artísticas e a farta gastronomia, com destaque para o menarosto – servido ao meio-dia dos domingos.

A expectativa do presidente desta edição da Fecouva, Ademir Barp, é receber cerca de 10 mil visitantes durante os dois finais de semana. “Esperamos que esta seja uma grande festa. Estamos trabalhando para receber muito bem nossos visitantes”, antecipa.

Desfiles retratam a colonização
Entre as atrações da 12ª Fecouva e da 2ª Festa do Moranguinho destaca-se o desfile de carros alegóricos, preparados com motivos típicos da colonização italiana. As alegorias são montadas nas comunidades integrantes do 3º Distrito florense. Conforme o presidente do evento, 25 carros devem passar pela Avenida Uva Itália nas tardes dos dias 24 de fevereiro e 3 de março. Os carros representarão os costumes e as tradições dos imigrantes italianos, colonizadores da região. Atividades como a produção de pães e massas, o filó, o menarosto, o artesanato e a religiosidade serão exaltadas no corso.

O carro que trará as soberanas da festa, Tailine Bedin Molon (rainha) e Caren Luana Molon e Thaísa Scopel (princesas), um dos mais esperados pelo público, é desenvolvido por três jovens de Otávio Rocha. Michael Molon, 24 anos, Sergio Michelon Molon, 16 anos, e Ingrid Spuldaro Molon, 15 anos, estão envolvidos na construção do veículo desde o início da semana. O trio adianta que a cor predominante do carro será a bordô, com mistura de tons em dourado, verde e lilás.

Grande parte dos materiais utilizados foram reaproveitados das alegorias da Festa Nacional da Vindima (Fenavindima) de 2010 e até do Carnaval de Caxias do Sul. “Nossa intenção é não carregar muito nos detalhes, pois queremos evidenciar as soberanas. Também daremos destaque à uva e ao morango. As pessoas podem esperar muito luxo neste carro. Estamos trabalhando para que seja o mais bonito já feito até hoje”, destaca Michael.

Eles avisam que quem acompanhar o desfile irá se encantar com os carros. “Acreditamos que o das soberanas é aquele que mais simboliza a festa e por isso temos uma responsabilidade muito grande, mas toda a comunidade está muito empenhada para a realização deste desfile. Por isso, adiantamos que será um grande espetáculo”, projeta Sergio.

O desfile tem início programado para as 15h dos domingos. A saída ocorrerá nas proximidades da Igreja São Marcos e o corso segue em direção ao Hotel Dona Adélia. Estão envolvidas na elaboração dos carros as comunidades de Santa Justina, Nova Brasília, Travessão Carvalho, São Luiz e sede. De acordo com o presidente da Fecouva, Ademir Barp, haverá distribuição de uva durante os desfiles que terão cerca de 140 figurantes.

Gastronomia típica para atrair visitantes
Turistas de diferentes regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil prestigiam a Fecouva a cada edição. A gastronomia típica italiana é um dos diferenciais do evento. Os almoços festivos realizados aos domingos no salão paroquial, nos quais o menarosto é o prato principal, reúnem mais de 1,3 mil pessoas cada. O prato é preparado com carnes de frango, coelho, leitão e codorna, geralmente temperados com manjerona, sálvia, cebola, alho, sal e vinho e assados em espetos rotativos. Geralmente é acompanhado por massa, polenta, pão colonial, saladas e vinho.

Em 2010, o menarosto foi instituído pela Câmara de Vereadores como Prato Típico de Flores da Cunha. A ação visou incrementar o turismo na cidade e dar publicidade à culinária local, da mesma forma que ocorre com os vinhos – é o Maior Produtor de Vinhos do País desde 1994. Hoje, o calendário oficial do município conta com o Festival do Menarosto, realizado anualmente em diversas comunidades que também atraem visitantes.


Com novos trajes, soberanas divulgam a
Festa Colonial da Uva e do Moranguinho

As soberanas da 12ª Fecouva e 2ª Festa do Moranguinho de Otávio Rocha apresentaram seus trajes oficiais na noite de 15 de fevereiro, na loja da Cooperativa Vinícola Nova Aliança, no Centro de Flores da Cunha. A rainha Tailine Bedin Molon e as princesas Caren Luana Molon e Thaísa Scopel tornaram públicos os vestidos confeccionados pela estilista Vivian Boff.

No dia seguinte (16), as soberanas, acompanhadas do prefeito florense Lídio Scortegagna (PMDB); do presidente da Fecouva, Ademir Barp; e dos secretários de Agricultura e Abastecimento, Jones Piroli; e de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, Everton Scarmin; divulgaram o evento em Nova Petrópolis, durante a abertura da 40ª Festa do Figo. Na ocasião o governador do Estado, Tarso Genro (PT), esteve presente. No mesmo dia a comitiva florense esteve em Gramado e Canela.

Programação

Durante dois finais de semana, nos dias 23 e 24 de fevereiro e 1º a 3 de março, a Fecouva contará com apresentações artísticas, almoços típicos, shows musicais, desfile de carros alegóricos e exposição de uvas e morangos. Confira abaixo a programação completa:

Sábado, dia 23 de fevereiro
11h – Abertura da exposição.
12h – Almoço no salão paroquial e em restaurantes de Otávio Rocha.
15h – Apresentações artísticas no pavilhão.
18h – Missa na Igreja Matriz com o coral da comunidade da Linha 60.
19h – Jantar com bifes e tripada no salão paroquial.
20h30min – Show no pavilhão com Valmor Marasca.

Domingo, dia 24 de fevereiro
10h – Missa festiva com a participação do coral Nova Trento.
11h – Abertura da Festa e da Vindima 2013 no Túnel da Uva.
12h30min – Almoço típico no salão paroquial. Cardápio: macarrão, menarosto (codorna, leitão e frango), polenta frita, saladas, pão, vinho colonial e uvas. Show com o grupo Felice Persone. Ingressos: R$ 35. Reservas pelo telefone (54) 3279.1298.
15h – Desfile de carros alegóricos com distribuição de uvas e morangos, na Avenida Uva Itália.
18h – Show musical no pavilhão.

Sexta-feira, 1º de março
20h – Palestra e jantar de confraternização dos expositores.

Sábado, dia 2 de março
11h – Abertura da exposição.
12h – Almoço no salão paroquial e em restaurantes de Otávio Rocha.
15h – Apresentações artísticas no pavilhão.
18h – Missa na Igreja Matriz com o coral da comunidade do Travessão Carvalho.
19h – Jantar com bifes e tripada no salão paroquial.
20h30min – Show no pavilhão com Valdir Anzolin.

Domingo, dia 3 de março
10h – Missa festiva com participação dos corais Típico de Otávio Rocha e Integração.
12h30min – Almoço típico no salão paroquial. Cardápio: macarrão, menarosto (codorna, leitão e frango), polenta frita, saladas, pão, vinho colonial e uvas. Show com Vozes da Terra. Ingressos: R$ 35. Reservas pelo telefone (54) 3279.1298.
15h – Desfile de carros alegóricos com distribuição de uvas e morangos, na Avenida Uva Itália.
17h – Show com Douglas Calgaro.
18h – Show no pavilhão com a banda Sextaneja.
20h – Esmagamento de uvas para elaboração do Vinho das Soberanas 2013, show de fogos de artifício e encerramento da Fecouva.

Fonte: Associação Amigos de Otávio Rocha.


Os primos Sergio (E), Michael e Ingrid, da família Molon, trabalham desde o início da semana na confecção do carro das soberanas. - Mirian Spuldaro
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário