Geral

Padre Ricardo Fontana exalta Nossa Senhora em missa de renovação de promessas sacerdotais

Reitor do Santuário de Caravaggio comemorou 25 anos como clérigo com missa festiva no sábado, dia 9

Em missa festiva para celebrar seus 25 anos de sacerdócio, padre Ricardo Fontana renovou suas promessas sacerdotais no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, honrando a Mãe Maria.

Ao relembrar de sua trajetória religiosa, o reitor do templo recordou que Ela esteve presente em todos os momentos, inclusive neste 9 de dezembro, dia de San Juan Diego, um indígena humilde que teve a visão de Nossa Senhora de Guadalupe, no México. “É muito significativo celebrar também a memória de San Juan hoje porque Nossa Senhora tem a nós, sacerdotes, como seus filhos prediletos. E nos momentos mais difíceis, no meu caminho pessoal com sacerdote, ela veio ao meu encontro: ‘não estou aqui Eu, que sou tua mãe?’, disse ela para mim”, comentou.

O bispo emérito Dom Alessandro Rufinoni, que conduziu a renovação dos votos de um quarto de século após Fontana ser ordenado padre pelo então bispo Dom Paulo Moretto em 1998, destacou a devoção do religioso a Maria. “Ele nos diz que percebe um sinal da presença Dela em sua vida”, disse Rufinoni. “A sua nomeação aqui no santuário, coincidiu no dia votivo 26 de novembro, às 17h, que remete ao dia 26 de maio, dia de Caravaggio, e ao horário em que Ela apareceu a Joaneta”, destacou o presbítero.

E foi justamente a padroeira de Caxias do Sul e de Farroupilha que, após outras dificuldades e provações, apareceu para Fontana. “Foi Nossa Senhora de Caravaggio que me trouxe até aqui. Um sacerdote, creio, não sobrevive sem a crença e a devoção à Virgem Santíssima”, reforçou o padre, diante de centenas de fiéis e de autoridades eclesiásticas, civis e militares. É com essa crença, firmada nos ensinamentos de Deus, que seguirá disseminando a Sua palavra para os próximos anos. “O sacerdócio tem três dimensões, pregar o Evangelho, administrar os sacramentos e presidir a comunidade no bem”, disse.

Nascido em São Marcos, padre Ricardo entrou no Seminário dos Josefinos de Murialdo, em Caxias do Sul, aos 13 anos, vindo a ser ordenado sacerdote no dia 20 de dezembro de 1998, em Flores da Cunha. Atuou como vigário paroquial da Catedral Santa Teresa D’Ávila, em Caxias, foi pároco na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, em Carlos Barbosa, e reitor e pároco da Paróquia Santuário de Santo Antônio em Bento Gonçalves. Desde 26 de fevereiro do ano passado, é reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, tendo sido nomeado pelo bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon.

A vivência de padre Ricardo na comunidade regional foi um dos aspectos destacados pelo prelado. “Em todos os lugares onde passou, padre Ricardo fez história e amigos: bendito seja Deus por tê-lo chamado, preparado, enviado. Que a Mãe de Caravaggio seja sua intercessora junto de seu Filho, Jesus, o verdadeiro Sacerdote. Com o seu ‘sim’ definitivo há 25 anos, o Senhor fez dele um instrumento para cuidar do povo de Deus”, destacou o bispo.

O prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, parabenizou a caminhada do padre. “Você se doou para a comunidade, doou sua vida para a coletividade”, elogiou. Diogo Siqueira, prefeito de Bento Gonçalves, município onde padre Ricardo atuou por sete anos, também parabenizou o homenageado. “A trajetória dele conta com grande carinho da comunidade bento-gonçalvense. Deixou à nossa população um legado de amor ao próximo e de simplicidade”, disse o prefeito.

Voluntário no santuário, Gilberto Galafassi destacou o perfil acolhedor do padre. “Ele está sempre disponível para oferecer uma palavra de conforto, é uma honra ter ele aqui conosco”, contou. O casal Luiz e Ilvania Beltrami saiu de Bento Gonçalves para acompanhar a cerimônia. “Para nós, ele é como um irmão. Ele ajuda a todos, a vocação dele é um dom de Deus”, disseram. Também de Bento Gonçalves, Liane Tesser Rigotto trabalhou com o padre Ricardo no Santuário de Santo Antônio e fez questão de homenageá-lo. “Ele é um homem de Deus, um homem da oração. Para mim foi um privilégio ter trabalhado com ele”, reforçou. Colega de seminário, o reitor da UCS, Gelson Rech, levou seu abraço ao padre. “Quero acrescentar a tudo que já foi dito sobre ele que ele é um homem trabalhador, um humanista e uma pessoa querida e agregadora”, disse.

Antes de o padre receber seus convidados para um almoço, no restaurante do Santuário, Dom Rufinoni destacou que Ricardo vive a sinodalidade, ou seja, a unidade do povo cristão, acolhendo a todos. “Ele tem atenção com o povo de Deus para ajudar e cuidar, então ele é um bom samaritan”, resumiu o bispo emérito.

Padre Ricardo Fontana celebrou 25 anos de sacerdócio. - Divulgação  - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário