Geral

Para conhecer histórias vencedoras

Acompanhe uma lista de livros que abordam a luta contra o machismo

O mês da Mulher é, sobretudo, um momento de reflexão para lembrar a luta pela igualdade. Confira a lista de recomendações de leitura pertinentes para essa celebração.

As coisas que a vida me ensinou
Escritora: Oprah Winfrey
Quando Gene Siskel, reputado crítico de cinema, perguntou a Oprah Winfrey quais foram as coisas que a vida lhe ensinara, deu-se uma pausa. Silêncio. Oprah não sabia responder. Este episódio marcou a vida da apresentadora. Desde então, tenta encontrar respostas. Neste livro, encontram-se crônicas sobre algumas das certezas e incertezas da vida expostas de forma clara e sentida, num caminho único que vale a pena descobrir.

Mulheres
Escritora: Carol Rossetti
O livro é a leitura de Rossetti, ilustradora brasileira, que fez do desenho uma ferramenta de luta contra o machismo. A autora confessa que sempre a incomodaram “as sucessivas tentativas do mundo que visam controlar o corpo da mulher, o seu comportamento e a sua identidade"; e acrescenta que “este tipo de controle está tão embrenhado na cultura que as pessoas já nem reparam o quão cruel é, e como limita as escolhas pessoais das mulheres”. Longe de querer ser um livro só para o público feminino, “Mulheres” é uma obra para todos aqueles que se sentem confortáveis com a ideia de liberdade e desejam celebrar a diversidade do ser humano.

Escrava do Estado Islâmico
Escritores: Jinan Badel e Thierry Oberle 
O livro conta a história de Jinan, uma jovem iazidi de 18 anos que, depois de ser raptada e viver como escrava sexual às mãos do Estado Islâmico, consegue escapar para contar o seu testemunho. Os acontecimentos infernais da vida de Jinan, que tiveram lugar em agosto de 2014, tomam a forma de um livro quando Thierry Oberlé, um conhecido jornalista do Figaro, conhece Jinan no campo de refugiados onde ela então vivia. Juntos resolvem quebrar o silêncio e denunciar as atrocidades contra as mulheres por parte do Estado Islâmico em países como o Iraque, a Síria e a Arábia Saudita.

D. Maria II – tudo por um reino
Escritora: Isabel Stilwell
A autora regressa com a história de Maria da Glória que, com apenas 7 anos, se torna rainha de Portugal - um país do outro lado do oceano que nunca havia pisado. Numa época em que a mulher era um meio de troca, servindo exclusivamente para unir casas reais, esta é a história de uma mãe dedicada e política de pulso forte que, durante 19 anos, comandou os destinos de Portugal.

Mulheres que correm com os lobos
Escritora: Clarissa Pinkila Estés
Considerada a obra-prima da literatura feminina, este livro aborda 19 mitos, lendas e contos de fadas para nos mostrar como existe no interior de cada mulher uma força poderosa, feita de bons instintos, de uma criatividade apaixonada e de um conhecimento imemorial. Esta obra é um resgate dessa alma feminina que foi sendo destroçada ao longo dos séculos.

O quarto de Jack 
Escritora: Emma Donoghue
Emma Donoghue inspirou-se em várias histórias de sequestro prolongado para construir um romance intenso sobre os abismos do trauma psicológico e o poder do amor. Embora Jack, de 5 anos, não saiba, o quarto onde ele se sente completamente seguro e protegido é também a prisão onde a mãe tem sido mantida contra a sua vontade. Esta é uma história de um amor imenso que sobrevive a circunstâncias aterradoras, e da ligação umbilical que une mãe e filho. 

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário