Geral

Para (re) pensar o turismo e a economia

Centro Empresarial segue investindo na inovação nas mais diversas áreas

O término de 2023 está sendo de agenda intensa para o Centro Empresarial de Flores da Cunha. A entidade finalizou o mês de novembro reelegendo seu presidente, Gilberto Boscato, para a Gestão 2024/2025. Ao lado de Boscato, Elias Biondo permanece como vice-presidente e Décio Demoliner, Marcelo Costa e Francinei Bulla na diretoria executiva. Somam-se ao grupo de diretores dois novos integrantes: os empresários Volnei Dondé e Denise Venturini. O presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Roberto Finger, também foi reeleito e terá como vice-presidente, Eumar Viapiana.  
Em sua fala, entre outros aspectos, o presidente enfatizou a importância de dar continuidade ao trabalho, com foco em expandir o conhecimento dos associados e manter iniciativas para impulsionar o turismo em Flores da Cunha e Nova Pádua. Iniciativa como a que ocorreu de 27 a 30 de novembro, período em que a entidade recebeu uma comitiva portuguesa composta por membros da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região de Saloia – A2S e autoridades do país, que vieram para conhecer as belezas e o potencial de nossa região. A visita foi uma retribuição da Missão Internacional que o CE organizou para os associados interessados no mês de outubro, fruto da assinatura do Termo de Cooperação firmado entre os dois países, em 2019, para potencializar o enoturismo entre Brasil e Portugal. Na oportunidade, o encontro aconteceu devido à conciliação da consultora Ivane Fávero, que elaborou, a pedido do CE, um Plano Municipal de Turismo para Flores da Cunha e Nova Pádua. 
Por aqui os portugueses visitaram pontos turísticos florenses e paduenses, puderam conhecer vinícolas locais e apreciar a gastronomia típica em alguns restaurantes. Na manhã do dia 30 eles compartilharam suas experiências com os dois municípios, destacando, entre os pontos a serem melhorados: a ausência de hotéis; a pouca preocupação com o meio ambiente, notada pelo uso excessivo de plástico, e; a desvalorização cultural de alguns endereços que optam por investir em modernidade, mas acabam esquecendo de manter a história local (como exemplo a ampla utilização de pipas de vinho de inox e o uso restrito das de madeira). A receptividade foi mencionada como um ponto bastante positivo. 
Ao encontro de expandir o conhecimento de seus associados, o CE também promoveu a última reunião-almoço de 2023. Desta vez o evento foi realizado na Escola de Gastronomia da UCS – Restaurante Dolce Itália, na quarta-feira, dia 6, e trouxe o economista-chefe da FIERGS, Giovani Baggio, e a doutoranda em economia aplicada, Caroline Puchale, para apresentar uma pesquisa encomendada pela entidade, referente aos indicadores socioeconômicos do município, além de um balanço do ano de 2023 e uma previsão de cenários e perspectivas para 2024.

Presidente do Centro Empresarial, Gilberto Boscato, ladeado pelos palestrantes da reunião-almoço, Giovani Baggio e Caroline Puchale. - TATIANA CAVAGNOLLI/DIVULGAÇÃO
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário