Geral

Parla Talian em novo formato

O programa passou a ser um dos produtos audiovisuais do Jornal O Florense

Desde 18 de novembro de 2021 o tradicional programa Parla Talian adquiriu nova roupagem e passou a ser um dos produtos audiovisuais do Jornal O Florense. A parceria se fortaleceu após tratativas entre o diretor do meio de comunicação, Carlos Paviani, e os apresentadores Alex Eberle, Ivo Gasparin, Lorete Calza Paludo e Maurício Pauletti.
De acordo com um dos apresentadores, Alex Eberle, desde o fim de 2021 se tinha a ideia de trazer atrações musicais e incluir entrevistas na produção do programa. Planos que se concretizaram já na primeira entrevista, com a Leonor Mioranzza, dando início a uma nova fase do Parla Talian: “A partir de 10 de fevereiro deste ano começamos uma série de entrevistas e elas vêm melhorando a cada semana, sempre com mais audiência e mais participação. Cada convidado que vem agrega pessoas do seu convívio que vão assisti-lo, elas acabam seguindo nossas redes e conhecendo o nosso trabalho”.
Eberle também destacou que o programa é visto não só por pessoas de Flores da Cunha e região da Serra Gaúcha, mas também, atinge um público de outros estados e, até mesmo, de outros países. E, justamente esse é o objetivo, de registrar a história da imigração italiana na internet, nas redes sociais e em formato audiovisual. 
A história das transmissões iniciou com dois programas em talian na Rádio Regional Veneto, de Flores da Cunha: o Parla Veneto, comandado por Maurício Pauletti, e o Via de Vanti apresentado por Ivo Gasparin, com seu personagem Toni Sbrontolon. Com a venda da emissora, em meados de 1995, os programas também foram cancelados.
Em 2012, quando foi inaugurada a Rádio Solaris no município, o gerente Jásser Panizzon entrou em contato com o Ivo e o Maurício para fazer e transmitir um programa que mesclasse as duas antigas produções, intitulado Parla Talian. Logo na segunda apresentação Alex Eberle passou a integrar a equipe. O trio se consolidou e esteve à frente do programa que, entre idas e vindas, permaneceu nove anos na emissora, até outubro de 2021. Lorete, que já havia apresentado e auxiliado algumas vezes na organização do programa, voltou a colaborar em 2020 e, hoje também integra o time responsável pela produção do mesmo. 
De novembro de 2021 para cá, nomes como: Floriano Molon, Inácio Sonda e Lino Peccati, Fátima Caldart Galiotto, Ivo e Rita Gasparin, Severino Bulla, Maria de Lurdes Fontana e Gilmar Malacarne, participaram do Parla Talian. O programa é transmitido, ao vivo, todas as quintas-feiras, a partir das 19h, pelo Facebook do Jornal O Florense e do Parla Talian, bem como pelo canal no YouTube do Jornal O Florense. 

 -
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário