Geral

Paróquia tem novidades na programação religiosa

Romaria Vocacional do Frei Salvador ganhou novas atividades

À frente da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Flores da Cunha desde janeiro, frei Edson Gilberto Cecchin está, pouco a pouco, apresentando seu trabalho junto à comunidade. Algumas novidades serão conhecidas a partir deste mês, com a programação em preparação à 30ª Romaria Vocacional Frei Salvador Pinzetta. Além disso, reuniões nas comunidades estão sendo realizadas para buscar ações em curto, médio e longo prazo. “Aos pouquinhos vamos tendo uma visão geral da Paróquia e ampliando as atividades existentes”, frisa o religioso.

Chegando à 30ª edição, a romaria que homenageia Frei Salvador terá neste ano uma programação ao entorno da data – dia 31 de maio, juntamente ao Corpus Christi. Além disso, o número de missas no Eremitério aumentou: assim como o segundo domingo do mês, agora também há missa no quarto domingo do mês, sempre às 16h. Nesta data haverá imposição das mãos pelos freis e bênção da saúde. “Todas essas atividades foram pensadas para fortificar a presença do Frei Salvador no município”, valoriza Cecchin. Confira a programação.

– Desde o dia 8 de abril é realizada a programação ‘12 Dias com Frei Salvador’, onde as comunidades se reúnem em preparação à Romaria.

– Dia 13: houve carreata com saída em frente à Igreja Matriz, seguindo até o Eremitério, onde foi celebrada uma missa e também oferecida a bênção dos automóveis. “Nosso intuito é criar uma atividade que, quem sabe, se repita nos próximos anos, tornando-se uma característica das romarias. Vamos ver nesta primeira vez qual será a adesão da comunidade. São convidados carros, motos, bicicletas, veículos antigos, jipes, e assim por diante”, lista o frei Edson.

– A partir do dia 24 de maio um grupo de freis capuchinhos noviços, acompanhados pelo mestre e frei Evaldo Valdir de Freitas, visitará as comunidades florenses durante as missas do calendário da Paróquia. Os religiosos irão apresentar uma peça teatral que une a Campanha da Fraternidade com a vida de Frei Salvador. Com duração de 30 minutos, a atividade vai anteceder as missas.

– Dia 31 de maio: almoço partilhado no salão paroquial às 12h e início da Romaria às 13h30min. Às 15h está prevista a missa no Eremitério, com bênção da saúde e distribuição de pãezinhos, mudas de árvores e hortaliças.

– Dia 2 de junho: ‘Caminhada 12km com Frei Salvador’, com saída em São Gotardo, seguindo pela estrada velha e bairro São Cristóvão até o Eremitério. “Todas as pessoas estão convidadas a participar deste momento. Teremos alguns carros de apoio e freis noviços vindos de diversas regiões que irão caminhar conosco. Na chegada ao Eremitério faremos uma missa”, complementa o frei.

– Dia 5 de junho: Consultores Teológicos de Roma examinarão os documentos do processo de beatificação do Frei Salvador. Uma celebração especial ocorrerá às 19h, na Igreja Matriz. “Acredito que teremos algum resultado desses consultores do Vaticano. O objetivo é nos reunirmos para rezar por Frei Salvador”, reconhece.

Proximidade com a comunidade

Assim como a programação alusiva ao Frei Salvador, o pároco frei Edson Gilberto Cecchin está desenvolvendo outras ações que são novidade. Uma delas é a realização de missas catequéticas em todas as comunidades. Uma missa explicada parte por parte para jovens e adultos. “O intuito é de, além de celebrarmos a presença de Cristo vivo, esclarecer as dúvidas e dar uma melhor compreensão da celebração”, explica. Além disso, o religioso está percorrendo cada uma das 34 comunidades da Paróquia para uma reunião com conselhos, diretorias e lideranças. “O objetivo é conhecer as pessoas e para que eu conheça as comunidades, as pastorais, movimentos e atividades existentes. Além disso, apresentar algumas propostas visando a Assembleia Paroquial que ocorrerá em novembro. São projetos para curto, médio e longo prazo”, adianta o frei. Um desses projetos, que está sendo pensado para 2019, é oferecer um curso de Teologia Popular para leigos.

Missões

As Missões Populares Capuchinhas compõem outra novidade e são abordadas durante as reuniões. Em 2019 os freis capuchinhos permanecerão cerca de dois meses no município para visitar todas as comunidades. Há 21 anos as Missões não eram realizadas em Flores. Outros dois novos projetos foram aprovados pelo Conselho de Pastoral Paroquial e já estão em andamento. Um deles é o curso de violão, que terá 64 alunos com aulas a partir de junho, nas salas da catequese, e o segundo é um convite para futuros coroinhas, com inscrições até a próxima terça-feira, dia 15. “Essa proposta tem como objetivo ampliar a presença da criança e do adolescente em nossa comunidade, assumindo desde já um serviço”, valoriza o frei.

Frei Edson Gilberto Cecchin. - Camila Baggio/Arquivo OF
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário