Geral

Pequeno Paraíso da Literatura

Confira quatro dicas de livros de autores paduense

No dia 20 de março, os paduenses comemoram 29 anos de sua emancipação política. Ainda quando era distrito, Nova Pádua se fazia conhecida por ser uma terra onde floresce o trabalho e natureza, caracterizada pela fé, pela uva e pelo vinho e pela agricultura familiar, com destaque para o cultivo de alimentos como pêssego, maçã, cebola e alho.  
Mas em Nova Pádua também brotam escritores. Sejam eles poetas, como os conhecidos Flávio Luis Ferrarini e Jayme Paviani, que preenchem suas páginas em versos, sejam aquelas que se utilizam da prosa para contar a história do município, como são os casos do padre Antônio Galiotto e da professora Gema Menegat Tonet. São deles as quatro obras indicadas pelo Jornal O Florense nesta semana, em comemoração a mais um aniversário do Pequeno Paraíso Italiano. 

Volta e meia um poema na veia 
Autor: Flávio Luis Ferrarini 
Páginas: 90 
Editora: São Miguel 

Primeira das mais de 20 obras publicadas pelo escritor Flávio Luis Ferrarini, nascido no Travessão Paredes. O livro publicado em 1985 reúne 80 poemas escritos pelo autor, nos quais ele demonstra sua criatividade e sua poética acessível, cheia de beleza e significado, que marcariam todo o restante de sua aventura pelo universo literário. 

Redemoinho 
Autor: Jayme Paviani 
Páginas: 78 
Editora: Modelo de Nuvem

Oitavo livro de poemas do professor, pesquisador, escritor, filósofo, poeta e crítico de arte. Autor de mais de 40 obras publicadas, Jayme Paviani nasceu em Nova Pádua quando essa era ainda distrito. Em Redemoinho, lançado em 2011, a partir de versos duplos que se encadeiam de modo circular, o autor faz seu giro para determinar o lugar entre ele mesmo, as coisas e o outro. 

Nova Pádua e sua história 
Autor: Pe. Antônio Galiotto 
Páginas: 151 
Editora: Maneco

Importante contribuição para a literatura da imigração vêneta no Rio Grande do Sul que não se esgota em retratar a história do município, mas também versa sobre temas como a presença da Igreja, a cooperativa e sua difícil gestão e as relações civis e eclesiásticas. Em mais de 150 páginas, o Pe. Antônio Galiotto mostra a evolução de Nova Pádua.

Nova Pádua – Histórias das Escolas: Viagem no Tempo 
Autora: Gema Menegat Tonet 
Páginas: 216 
Editora: Palotti 

Lançado há nove anos, em comemoração ao 20º aniversário de Nova Pádua, o livro apresenta a trajetória das instituições educacionais do município. Através de relatos pessoais e documentos oficiais, a autora constrói um relato histórico das 16 escolas que o município abrigou, sejam elas em funcionamento, outras que desapareceram e aquelas que ainda possuem seus prédios em estado deteriorado. A obra mostra que, assim como a fé e o trabalho, a educação era um dos pilares dos primeiros imigrantes italianos que ocuparam a região em 1886. 

 - Pixabay / Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário