Geral

Prefeitura de Flores da Cunha desenvolve ações para ampliar compras de empresas locais

Entre as iniciativas estão cursos de capacitação gratuita para MPEs e a publicação de uma cartilha digital

O município de Flores da Cunha investe em iniciativas para ampliar a participação de empresas locais nas compras públicas. Com apoio do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, a prefeitura iniciou no dia 12 de setembro, no Centro Empresarial, um curso de capacitação para 30 empresários florenses.

O foco é nas micro e pequenas empresas, para orientá-las sobre a nova lei de licitações - que entrará em vigor a partir de abril do ano que vem - e habilitá-las a participar dos certames, para que possam fornecer seus produtos e serviços para o poder público. A iniciativa integra o pacote “Flores Mais Empreendedora”.

“É um projeto muito interessante, que traz muitos benefícios. Queremos oportunizar às nossas empresas que esclareçam suas dúvidas e, a partir dessa capacitação, estejam aptas a concorrer aos processos licitatórios da prefeitura. O objetivo é que o dinheiro circule dentro do município”, explica César Conz, secretário de Administração e Governança. Esta é a primeira edição e, segundo Conz, se o público achar válido, serão realizados novos cursos. “Vamos repetir quantas vezes a comunidade empresarial entender necessário”, destaca.

A cartilha digital, que será lançada e disponibilizada gratuitamente ainda este ano, é outra iniciativa que pretende ampliar o conhecimento do empresariado e orientar as PMEs sobre compras públicas. “O material vai servir como orientação para as empresas, resumindo o passo a passo de como elas podem fornecer para o setor público por meio de licitações ou de outras modalidades de venda”, esclarece Conz.

Paralelo às ações voltadas aos empreendedores, o secretário salienta o processo de evolução do Departamento de Compras da prefeitura, que passa por modernização e remodelagem de processos, além da reestruturação de equipes e outros ajustes internos. “Já estamos capacitando os servidores para a implementação da nova Lei de Licitações, que passa a vigorar em abril de 2023.  Mas queremos virar a chave em dezembro e entrar janeiro já trabalhando dentro da nova lei”, destaca Conz.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades.

A ação tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

 - Prefeitura de FC/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário