Geral

Presépios para encantarem

Igreja Matriz e Mosteiro Nossa Senhora do Brasil contam com o auxílio da comunidade para encenar o nascimento do Menino Jesus

Há cinco anos as Irmãs Clarissas Capuchinhas enfeitam a fachada do Mosteiro Nossa Senhora do Brasil com um lindo presépio na época de Natal. E esse ano não foi diferente. Mesmo em meio a todas as dificuldades enfrentadas pelas irmãs, o espírito natalino não morreu – no Natal passado o presépio do Mosteiro foi alvo de vandalismo por duas vezes consecutivas. “É uma época de comemorar. Estamos festejando o aniversário do Menino Jesus”, enaltece a idealizadora do projeto, irmã Clara.
O presépio do Mosteiro evidencia, o mais original possível, a época do nascimento de Jesus, e foi construído com a participação da comunidade. Desde setembro, as irmãs e os voluntários planejam e trabalham para montar o presépio. Elas elaboram os topes, pintam as pinhas, constroem a árvore, tudo com doações de famílias florenses. 
Com uma emoção contagiante, Clara demostra uma felicidade sem fim com a motivação das pessoas em colaborarem. “Foi um presépio participativo e comunitário porque tivemos o envolvimento de muitas pessoas. E foi gratificante poder olhar nos olhos e ver a felicidade delas em ajudar. Foi um trabalho generoso e espontâneo”, agradece a irmã. 

Deixe a sua mensagem
O tradicional presépio da Igreja Matriz ficou mais bonito com a colaboração da comunidade. No local, uma árvore de Natal foi montada e, como enfeites, mensagens e pedidos da comunidade cristã. Frases como “Nesse Natal quero pedir a Deus, paz, saúde, amor e felicidade”, “Dei-me Senhor um coração pobre e humilde”, “Jesus faça que 2020 seja um ano de saúde, paz e amor”, “Que o amor e a reconciliação possa vencer neste Natal” estão penduradas na árvore.
O pároco, frei Edson Cecchin, enfatiza que o presépio sempre passou uma mensagem bonita e na Matriz as imagens são compostas durante o advento. “Essa ideia de colocar no presépio os pedidos e os agradecimentos tem todo um significado especial, é uma forma de presentear o nascimento de Jesus”, declara.
De acordo com o frei, as 34 comunidades que compõe a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes também estão engajadas em realizar os encontros de família para se preparar para o Natal. “Mais de 300 grupos estão se manifestando e vivendo o nascimento do Menino Jesus”, declara. Para o frei, muitos sinais de fé estão sendo percebidos na comunidade, mesmo que, às vezes, o comércio esteja ganhando bastante espaço. “Percebemos a grande influência do comércio na época de Natal, mas o importante são as ações que a comunidade está fazendo, que demostram que a fé ainda não se perdeu”, enfatiza o pároco.

Presépio do Mosteiro é montado com a participação da comunidade. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário