Geral

Presos em Flores por tráfico de drogas

Polícia Federal cumpriu mandados de prisão em nove cidades gaúchas

A Operação Matriz, coordenada pela Polícia Federal em Caxias do Sul, prendeu nesta quinta-feira 36 pessoas de um total de 41 mandados em seis Estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Das prisões, 10 foram em Caxias, duas em Flores da Cunha, uma em Bento Gonçalves e outra em Vale Real. Cinco pessoas ainda estão foragidas. Em Flores da Cunha, uma das prisões ocorreu no Bairro Aparecida por volta das 7h30min. Agentes federais também estiveram no estabelecimento comercial do acusado, no Centro da cidade.

Também foram apreendidos 24 veículos, R$ 200 mil, 4 mil dólares, 4 armas e munições. Durante as investigações, foram apreendidos 175 quilos de drogas (cocaína, pasta base e cloridrato de cocaína). O objetivo da ação foi desarticular uma rede de tráfico internacional de drogas comandada por um brasileiro preso no Paraguai. O suposto líder da quadrilha articulava o envio mensal de meia tonelada de pasta base de cocaína para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A droga era transportada do Paraguai por via rodoviária, escondida em veículos, ou em pequenos aviões, que arremessavam os pacotes de cocaína para serem recolhidos por outros traficantes ligados ao grupo. Um desses lançamentos foi interceptado pela Polícia Federal na região de Uruguaiana, em 22 de julho deste ano, ocasião em que foram apreendidos 61 quilos da droga jogados de uma aeronave paraguaia. O traficante Jarvis Ximenes Pavão cumpre pena por lavagem de dinheiro, no Presídio Nacional de Tucumbu, em Assunção, no Paraguai. Ele foi preso pela Polícia Federal brasileira em 1994, no Balneário Camboriú, em Santa Catarina, por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. O governo brasileiro já solicitou a sua extradição.

Mais de 250 policiais federais participaram da Operação Matriz, que teve essa denominação pelo fato da droga comercializada pelo grupo ser “carimbada” com a imagem de um leão, representando a “marca” do cartel fornecedor. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Caxias do Sul.



Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário