Geral

Processo de beatificação de frei Salvador está no Vaticano

Início da análise do Inquérito Diocesano deve ocorrer até o final de novembro. Processo demorou quase 12 anos para ser concluído

O processo de beatificação de frei Salvador Pinzetta foi entregue no Vaticano. Após a sessão de clausura e lacre dos documentos, ocorrida no salão paroquial de Flores da Cunha no dia 1º de outubro, o vice-postulador da causa, frei dom Ângelo Salvador, levou o processo até a Congregação da Causa dos Santos, na Itália. O protocolo foi realizado no final da manhã do dia 29 de outubro. Foram 12 anos de trabalhos envolvendo diretamente mais de 60 pessoas na fase diocesana. 

Os autos originais do inquérito, com duas cópias autênticas foram entregues por dom Ângelo, que atuara como vice-postulador e foi nomeado pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni, como portador oficial e juramentado. Participaram do ato no Vaticano o postulador-geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, frei Florio Tessari; o vice-postulador adjunto, padre Álvaro Pinzettta; frei Hermínio Bezerra e Fábio Pinzetta, irmão do padre Álvaro; e um oficial da Congregação que assinou com as iniciais J. P. o Protocolo de entrega dos documentos.

O frei Tessari solicitou a marcação de uma data, possivelmente antes de 15 de novembro, para a abertura oficial das caixas, iniciando os trâmites para estudo da documentação. Dessa forma, frei Salvador está oficialmente na lista dos mais de 3.000 processos existentes na Congregação das Causas dos Santos.

No dia 31 de outubro houve uma audiência pública com o Papa Bento 16, realizada na Praça de São Pedro. A comitiva ítalo-brasileira da Família Pinzetta, esteve representada por 15 brasileiros e 11 italianos da Diocese de Mântua. Após a catequese, dom Ângelo aproveitou a ocasião e disse ao Papa: “Eu sou dom Ângelo Domingos Salvador, bispo emérito de Uruguaiana no Brasil. Vim a Roma como portador do Inquérito Diocesano do Servo de Deus frei Salvador Pinzetta. Seus familiares ‘Pinzetta’ estão aqui ao lado”. O Papa então, gentilmente, olhou e cumprimentou a comitiva com um aceno de mão, sendo aplaudido pelo grupo.

Não há prazo para a análise do Inquérito ser concluída pelo Vaticano. Leia mais sobre o ato na edição impressa do jornal O Florense do dia 9 de novembro.


Audiência de frei dom Ângelo com o Papa Bento 16 ocorreu em 31 de outubro. - Vaticano/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário