Geral

Proerd ultrapassa 6 mil alunos formados em Flores da Cunha

Mais 256 estudantes concluem o programa de prevenção às drogas e à violência

Mais 256 estudantes florenses estão preparados para resistir às drogas e se afastar da violência. Esta prevenção é a missão dos policiais militares que ministram as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A formatura aconteceu  no Salão Paroquial na noite de terça-feira (26).

As aulas dos programa acontecem ao longo do ano para os estudantes do 5º ano da rede municipal e estadual. Com esta nova turma de formandos, o Proerd ultrapassa a marca de 6 mil alunos formados no município.

As aulas foram ministradas pelo sargento Arlan Batista dos Santos, que destaca o quão tocante é o impacto do programa na formação dos jovens.

— Um dos momentos que sempre me emociona a cada ano é perceber que os alunos me veem, na figura de policial militar, como alguém em quem podem confiar. Essa conexão é fundamental, pois me permite ser um apoio para eles, oferecendo conselhos, orientações sobre como lidar com problemas que eles venham a enfrentar ou simplesmente ouvindo suas preocupações. Em essência, o Proerd ensina as crianças a fazerem escolhas seguras e responsáveis, enfatizando a importância de dizer não às drogas, enquanto também as orienta a tomar decisões seguras e responsáveis frente aos diversos desafios que possam surgir em suas vidas — salienta.
Um dos formandos é Gustavo Miguel Szablevski da Silva, 11 anos, aluno da Escola Tancredo de Almeida Neves. A mãe do garoto, Bruna Szablevski, relata mudanças positivas no comportamento do filho.

— Percebi uma mudança significativa no Gustavo. Ele começou a ter mais postura, foi visível. O Proerd aborda muito sobre as drogas e é importante que as crianças tenham esse conhecimento. E acredito que seria importante ter mais informações e palestras para os pais, sobre o que é o Proered. Tem gente que não sabe o que é, não tem noção. Gostaria de ter mais conhecimento sobre o programa para poder acompanhar melhor o que estão aprendendo. Nós poderíamos ajudar mais em casa — comenta a costureira florense.

A cerimônia foi marcada pela entrega de medalhas aos alunos de destaque deste ano, que receberam também o mascote do Proerd, o leão Daren. Ainda contou com sorteios de brindes e de uma bicicleta, como forma de celebrar a dedicação dos estudantes.
As turmas do 5º ano das escolas São Rafael, Professor Targa, Pedro Cecconello, Antonio Soldatelli, Leonel de Moura Brizola, Primeiro de Maio, Tancredo de Almeida Neves, São José, Rio Branco participaram ativamente do programa. A Escola Francisco Zilli também estava entre as instituições envolvidas, porém, seus alunos não puderam participar da formatura em virtude de uma atividade que estava ocorrendo na escola.

O Proerd

O programa, que existe há mais de 20 anos, é uma referência na área de prevenção. Sua origem remonta ao DARE (Drug Abuse Resistance Education) desenvolvido pela Professora Rutty Hellen em parceria com o Departamento de Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983. Atualmente, o Proerd está presente em 58 países e em todos os estados americanos. No Brasil, foi introduzido em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. O Proerd chegou a Flores da Cunha em 2008 e já alcança a marca de 6 mil estudantes formados contra as drogas.

 -  Bruna Salvador / Prefeitura de Flores da Cunha / Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário