Geral

Projetos locais incentivam a diversidade cultural

Três iniciativas florenses foram homologadas no projeto Juntos na Diversidade, do Programa de Incentivo à Preservação da Diversidade Linguística e Cultural, concebido pela Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul e gerido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) e Assessoria de Desenvolvimento Regional (Adre).

Flores da Cunha e outros 11 municípios integram esta edição do projeto. As três iniciativas locais selecionadas envolvem o talian: projeto Adesso Parlemo Talian, da Associação dos Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, coordenado por Alex Eberle; grupo de danças folclóricas italianas Il Passeto, da Escola Municipal Francisco Zilli, de Otávio Rocha, coordenado por Lorete Calza Paludo; e o curta-metragem Da cor do meu sangue, realizado pela Escola Estadual São Rafael e coordenado por Rodrigo Schiavenin.

Após a homologação, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores precisará desenvolver apresentações, relatórios e avaliações de resultados. O reconhecimento dos participantes encerra a edição 2016 do projeto em dezembro. O patrocínio neste ano é do Banrisul, e o repasse (R$ 50 mil) será compartilhado entre os participantes – foram 24 atividades inscritas por 12 municípios pertencentes aos Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra.

O Juntos na Diversidade é uma iniciativa de incentivo à preservação da diversidade linguística e cultural envolvendo o talian, o alemão, o polonês e o caingangue, cujo público-alvo são crianças e adolescentes.

 

No dia 27 de junho um encontro na UCS alinhou os próximos passos do projeto e contou com representantes florenses: a diretora de Cultura, Lorete Calza Paludo; o difusor do talian, Alex Eberle; e o professor da Escola São Rafael, Rodrigo Schiavenin. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário