Geral

Quatro vinhos florenses entre os 16 mais representativos da safra 2021

Vinícola Mioranza, Casa Venturini, Vinícola Salvattore e Vinhos Hortência foram premiados na Avaliação Nacional dos Vinhos

Não é por nada que Flores da Cunha possui o título de maior produtor de uvas e vinhos do Brasil. O município também faz vinhos de excelência e que são premiados em todo o mundo.
No último final de semana, durante a Avaliação Nacional dos Vinhos, evento organizado pela Associação Brasileira de Enologia – ABE, quatro vinícolas de Flores da Cunha estavam com seus vinhos entre as 16 amostras mais representativas: Vinícola Mioranza, na categoria Vinhos Brancos Secos Aromáticos; Casa Venturini, na categoria Vinho Rosé Fino Seco; Vinícola Salvattore, na categoria Vinho Tinto Fino Seco Jovem, e; Vinhos Hortência na categoria Vinho Tinto Fino Seco.
“Esse evento só acontece graças ao empenho e dedicação de pessoas que acreditam no vinho brasileiro. Orgulho é a palavra que melhor define esse momento. Tenho orgulho de ser presidente e estar na frente desta associação e de estar vivenciando um dos melhores momentos do vinho brasileiro”, enaltece o presidente da ABE, André Gasperin. 
O evento tem como característica o rigor técnico em todas as etapas, desde a coleta das amostras, catalogação e codificação, até a  posterior degustação. Na última etapa, são escolhidos os 30% de maior pontuação em cada categoria e, dentre eles, os mais representativos que são degustados no dia do evento.

Vinhos Hortência
Também já acostumado a estar entre as 16 amostras mais representativas, a Vinhos Hortência, de Mato Perso, chega em 2021 com um Vinho Tinto Fino Seco da variedade Tannat. “Tivemos seis amostras classificadas entre os 30%, mas o Tannat é especial. Buscamos diversidade em nossos produtos, algo novo para oferecer aos nossos clientes, e esse produto está sendo elaborado há apenas dois anos. Por isso foi uma surpresa muito grande, não temos muita experiência em vinificar Tannat”, conta o proprietário Moises Giacomin. Na avaliação, o jornalista e sommelier uruguaio, Daniel Arraspide, realizou a degustação do vinho. “Tannat, com uma cor bem bonita. Nos aromas me lembra muito frutas vermelhas, ameixa e amora, e algumas especiarias também. Na boca, é um vinho bem macio, tem taninos presentes, mas são bem aveludados. Surpreende muito. Nota: 92 pontos”. 
Para Giacomin é uma honra estar com um vinho novamente entre os 16. “Não tenho nem palavras, é um privilégio, mas ao mesmo tempo é muita responsabilidade para manter o padrão dos produtos”, conta ele que enaltece o amor pelo trabalho. “Primeiro é ter uma matéria prima de qualidade, Tannat da Serra Gaúcha, escolher o melhor processo produtivo e fazer o trabalho com muito amor”, declara. 
O Tannat da Vinhos Hortência ainda está em tanque, mas conforme o proprietário, ao longo de 2022, os amantes dos vinhos poderão degustar mais um produto de qualidade de Flores da Cunha.

Vinícola Salvattore
A Vinícola Salvattore é mais uma florense com ótimos resultados. A sua amostra de Merlot, da categoria Vinho Tinto Fino Seco Jovem, foi degustada pelo escritor Rogério Dardeau. “Vinho tinto jovem, com uma cor lindíssima, um rubi profundo. Esse vinho me leva ao entardecer alegre entre amigos, uma conversa muito agravável, trocando ideias. Eu sinto nesse vinho aromas amplos, muito frutado, que nos completam na apreciação. No paladar, tem uma acidez que nos brinda e está equilibrado com o álcool que ele mostra. Um vinho redondo no conjunto, com uma presença tânica macia. Encantador, atribuo a ele a nota 94”. O vinho encontra-se em tanque. 

Casa Venturini
O único já envazado e que está no mercado é o rosé da Casa Venturini. Intitulado ‘Le Bateleur’, o vinho da variedade Tannat é produzido com uvas da Campanha Gaúcha, de Santana do Livramento. “Uma uva extremamente madura, com uma produção controlada de 8 a 9 mil quilos por hectare para manter a qualidade”, relata o enólogo e diretor da vinícola, José Virgílio Venturini, que no ano passado já esteve na Avaliação Nacional dos Vinhos. “Graças a qualidade dos nossos vinhos, estamos tendo uma sequência brilhante  entre os 16 mais representativos nesse grande evento”, ressalta Venturini. 
No ano de 2020, a vinícola esteve entre as melhores na categoria Tinto Fino Seco, com um Tinto de Corte composto pelas variedades Tannat, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. O rosé também foi degustado e recebeu ótimas notas, ficando entre os 30% mais representativos. 
Na avaliação deste ano, a amostra da Casa Venturini foi degustada pela atleta Fernanda Garay. “Eu sinto muito aroma da fruta, mas principalmente, um convite para apreciar. É certamente um vinho fresco, com acidez equilibrada, tem aroma de tutti frutti, mas também uma sensação de quero mais. Um vinho com uma pontuação de 94 pontos”.

Vinícola Mioranza
A Vinícola Mioranza também faz parte do seleto grupo de 16 amostras da Avaliação Nacional dos Vinhos. Para o gerente comercial Jerônimo Mioranza, “receber esse destaque na Avaliação Nacional de vinhos Safra 2021 é uma grande honra e o reconhecimento de nossos esforços e dedicação no trabalho do vinho”.
O vinho escolhido pelo júri para estar entre os selecionados é um Moscato. A Imperatriz da Fenavinho, Bárbara Bertolini, degustou a amostra. “Coloração amarelo claro, reflexos esverdeados. Muito aromático, aroma intenso, elegante, aromas de erva, manjericão, e em um segundo momento, notas mais florais e frutadas, como abacaxi, lima, flor de laranjeira, mel. Na boca ele é mais suave, porém muito delicado, refrescante e também lembra as notas florais que a gente sente no aroma. É um vinho que se eu fosse retratar seria uma imagem em um pôr do sol, num lugar bonito, entre amigos. Um momento para relaxar e me sentir leve, bem e dar boas risadas, porque ele transmite tudo isso”. 
O vinho encontra-se em tanques e ainda não temos previsão para envase.

O evento
Desde 1993, a Associação Brasileira de Enologia realiza, em Bento Gonçalves (RS), a Avaliação Nacional de Vinhos. Embora siga um regulamento formal,  não se trata de um concurso.
De caráter educativo, o evento tem a finalidade de promover o vinho brasileiro e divulgar práticas da degustação e apreciação dos vinhos, sendo o único do gênero em todo o mundo. O estímulo ao resultado do trabalho dos enólogos está presente a cada ano, oportunizando aos participantes a comparação entre safras, além do desenvolvimento de técnicas de degustação e vocabulário praticados por experts internacionais.
A 29ª edição recebeu 411 amostras por 53 vinícolas, que foram degustadas por 72 enólogos. A avaliação da Safra 2021 foi realizada no sábado, dia 6, e reuniu mais de 3 mil apreciadores em todo o Brasil, além de 180 pessoas, entre comentaristas, patrocinadores e enólogos, no estúdio montado no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves. Unidos pelo vinho, todos degustaram as 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos da Safra 2021. A transmissão ao vivo pelo canal da Associação Brasileira de Enologia no YouTube tornou o evento ainda maior e segue disponível para quem quiser viver a experiência. 

Os 30% mais representativos

Vinho base para espumante
Casa Perini, Casa Valduga, Chandon do Brasil, Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Maison Forestier Vinhos e Espumantes, Miolo Wine Grup, Ponto Nero Indústria de Bebidas, Vinícola Valmarino, Vinícola Campestre, Vinícola Cave de Pedra, Vinícola Geisse e Vinícola Salton.

Vinhos Brancos secos não aromáticos
Casa Perini, Casa Valduga, Casa Venturini, Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Cooperativa Vinícola São João, Empresa Brasileira de Vinificações, Miolo Wine Grup, Pizzato Vinhas e Vinhos, Vinícola Don Guerino e Vinícola Salton.

Vinhos Brancos secos aromáticos
 Casa Perini, Casa Valduga, Cooperativa Vinícola Aurora, Hortência Indústria de Bebidas, Vinícola Almadén, Vinícola Campestre, Vinícola Giacomin, Vinícola Mioranza e Vitivinícola Góes.

Vinho Rosé Fino Seco
Casa Perini, Casa Valduga, Casa Venturini, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Guatambu Indústria e Vinícola Santa Augusta.

Vinho Tinto Fino Seco Jovem
Casa Perini, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Fante Indústria de Bebidas, Hortência Indústria de Bebidas, Vinícola Ângelo Luvison, Vinícola Salton e Vinícola Salvattore.

Vinho Tinto Fino Seco
Vinícola Bebber, Casa Perini, Casa Valduga, Cooperativa Nova Aliança, Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola São João, Dal Pizzol Vinhos Finos, Vinícola Valmarino, Hortência Indústria de Bebidas, Miolo Wine Group, Pizzato Vinhas e Vinhos, Soliman Vinhos Finos, Vinhos Monte Reale, Vinícola Almadén, Vinícola Almaúnica, Vinícola Campestre, Vinícola Cave de Pedra, Vinícola Don Guerino, Vinícola Salton eVinícola Salvattore.

Troféu Vitis 2021
O escritor Rogerio Dardeau e a doutora em enologia, Regina Vanderlinde, foram os homenageados deste ano com o Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2021 e Destaque Enológico 2021, respectivamente. A distinção é o reconhecimento prestado pela ABE às pessoas que em sua trajetória pessoal e profissional contribuem para a promoção do vinho brasileiro.

 - Rafael Bauer/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário