Geral

RS com novo cônsul italiano

Gelson Castellan passa de vice-cônsul honorário para cônsul honorário em Caxias do Sul

O jovem Valerio Caruso é novo cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul. Caruso esteve visitando Flores da Cunha no último domingo, dia 11, durante jantar na Escola de Gastronomia e, na terça-feira, dia 13, participou de uma reunião no gabinete do prefeito e visitou o Centro Empresarial de Flores da Cunha. Caruso também esteve presente em jantar da Avergs, no sábado, dia 10, e na reunião-almoço da CIC, em Caxias do Sul, na segunda-feira, dia 12. Na ocasião, o florense Gelson Castellan, até então vice-cônsul honorário, passou a cônsul honorário em Caxias do Sul.
O novo cônsul-geral ingressou na função em agosto de 2022. É diplomata de carreira desde 2018, já tendo atuado como chefe adjunto da secretaria do vice-ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional e, ainda, junto à direção-geral para os Recursos Humanos e Inovação.
Na região, abordou diversos temas, como também ouviu demandas: “Meu desafio é liderar um consulado-geral que tem dificuldades e fazer um bom trabalho, porque acredito que a italianidade do Rio Grande do Sul é muito importante, também historicamente. Eu represento quatro milhões de ítalo-descendestes no RS. Então precisamos fazer um trabalho que reflita a grandeza da Itália, do ponto de vista histórico, nessa região do Brasil”, abordou Caruso em suas falas, discursando que sua ideia é ter um consulado-geral que funcione. “Estamos trabalhando para isso. Nos últimos três meses temos feito muitas coisas: já estamos fazendo concursos para contratar novas pessoas, porque o consulado estava com problemas de pessoal e já vamos solucionar para ter serviços à altura, mais eficientes. E esse é o grande desafio”, afirmou durante as visitas.
Em Flores da Cunha e Caxias do Sul, ele também deixou clara a importância de valorizar o Talian, além de promovê-lo em eventos. “O Talian é um patrimônio, por isso, em setembro, na semana da Língua Italiana no Rio Grande do Sul, eu gostaria de organizar eventos focados no Talian”, enalteceu.

Participação em eventos e visitas
No sábado, dia 10, o cônsul Valerio Caruso esteve presente em um jantar realizado pela Associação Vêneta do Rio Grande do Sul (Avergs), onde proferiu: “é come essere a casa in questa sera. Noi staremo sempre insieme”. Ele foi recepcionado, juntamente com o cônsul honorário, Gelson Castellan, e a esposa, Roberta Castellan, pelo presidente da Avergs, Jandir Zanatta, pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomênico, e a esposa, Jussara.
No evento também estavam presentes o ex-governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e a representante do Comitato Degli Italiani all’estero (Comites) do Rio Grande do Sul, Cristina Mioranzza. 
Já em Flores da Cunha, no domingo, dia 11, participou, no Restaurante Dolce Itália, na Escola de Gastronomia da UCS, do jantar que integrou a programação da “Settimana della cucina italiana nel mondo”.
O Chef italiano Nello Cassese, que atua no Restaurante do Belmond Copacabana Palace (RJ) – considerado o mais importante chef italiano em atuação no Brasil – dirigiu o jantar, que teve uma sequência de pratos em cinco etapas, harmonizados com vinhos italianos. 
Já na terça-feira, dia 13, continuando as visitas pela Serra Gaúcha, Caruso retornou a Flores da Cunha e visitou o Centro Empresarial. O diplomata foi recepcionado pelo presidente da entidade, Gilberto Boscato, pelo ex-presidente, Deunir Luis Argenta, e pelos membros da Diretoria Executiva, Décio Demoliner e Débora Viapiana, além do assessor jurídico, Vitor Hugo Zenatto. Na oportunidade, foram apresentadas as intenções recíprocas em reforçar os laços entre Brasil-Itália e estreitar o relacionamento para futuras ações. Ainda, foi apresentada a estrutura da entidade para os presentes e feito um tour pela sede do CE e pela Escola do Senai.
No gabinete do prefeito, juntamente com Gelson Castellan, a visita institucional oportunizou o fortalecimento de laços entre o Consulado Italiano em Porto Alegre e o município. Na oportunidade, os gestores apresentaram projetos da administração pública relacionados à cultura italiana. 

Durante jantar na noite de domingo, dia 11, em Flores da Cunha, da esquerda para a direita: Ferdinando Fiori, diretor-geral para o Brasil do ITA; Karin Grazziotin, assistente do consulado honorário italiano em Caxias do Sul; Gelson Castellan, cônsul honorário; Valerio Caruso, cônsul-geral da Itália em Porto Alegre; a primeira-dama de Flores da Cunha, Lisiane Ulian; e o prefeito florense, César Ulian. - Fabio Grison/ Divulgação Gelson Castellan assume como cônsul honorário em Caxias do Sul. - Fabio Grison/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário