Geral

Samu inicia em Flores na segunda quinzena de setembro

Prefeitura pretende promover campanha para esclarecer a população sobre o funcionamento do serviço

Oficialmente, a partir de quinta-feira, dia 1º de setembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será criado em Flores da Cunha. Na prática, a população de Flores da Cunha que necessitar de atendimentos de emergência, além do serviço municipal, poderá ligar gratuitamente para o número 192 na segunda quinzena do mês. Essa é a previsão do secretário da Saúde, Moacir Matana.

A equipe de cinco motoristas, quatro socorristas e uma enfermeira realiza até esta quarta, dia 31 de agosto, em Porto Alegre, um treinamento teórico. Na próxima semana serão feitas atividades práticas e, paralelamente, será instalado o sistema de comunicação entre a Central de Regulação, em Porto Alegre, com a base no município, na Unidade Sanitária Dr. Hildebrando Cardoso Pereira.

A regulação do atendimento telefônico será feita por médicos da Capital. O objetivo inicial era o de transferir a central para Caxias do Sul. Segundo Matana, a meta da administração é promover também uma campanha de esclarecimento para a comunidade sobre como e quando acionar o serviço.

No final de junho Flores da Cunha sediou um encontro, promovido pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), com secretários da Saúde e prefeitos da região para tratar do Samu. Em 2010, 17 municípios da Serra receberam ambulâncias para implantar o serviço, numa parceria dos governos federal e estadual.

Leia mais sobre o Samu e dicas sobre quando acionar o serviço na edição impressa do dia 2 de setembro.

Ambulância foi entregue em junho de 2010 ao município. - Itamar Aguiar, Palácio Piratini/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário