Geral

Senai comemora 80 anos com projeção de aumentar matrículas

Atendimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação também é prioridade

Às vésperas de completar 80 anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) fecha 2021 com um saldo positivo em matrículas. Foram 89 mil em todas as modalidades, sendo 21 mil em EAD. Além disso, na área de inovação e tecnologia, são 89 projetos em desenvolvimento. “O nosso destaque este ano foi o aumento significativo das matrículas dos cursos técnicos, tanto EAD (3,8 mil) quanto presencial (4,2 mil), totalizando 8 mil matrículas, levando em conta que no ano passado o total foram 5 mil. Isto se deve a dois fatores: é o resultado da modernização do Senai, que teve um investimento significativo nos últimos anos em infraestrutura e equipamentos, e à metodologia de educação profissional que o Senai utiliza, incluindo o emprego de tecnologias educacionais que possibilitam a qualidade dos cursos semipresenciais”, ressalta o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein.

“A preparação para enfrentar a pandemia significou também um acréscimo no nosso portfólio de cursos a distância e consequentemente um alcance ainda maior de municípios e pessoas”, ressaltou Trein. A mobilidade pode ser lembrada também pelas 19 unidades móveis que levam cursos a locais onde a estrutura física não alcança. Este ano, 33 municípios foram atendidos pelas UMOs.

Estrategicamente, a modernização do Senai levou em consideração as tendências e demandas da indústria, como os caminhos para as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. Um total de 656 cursos de evolução profissional foram criados e atualizados desde maio de 2019, sendo que 37, abordam diretamente as tecnologias e competências da indústria 4.0 e seis de qualificação profissional tratam temas transversais a esse caminho. Dez cursos técnicos atingem diretamente as tecnologias e competências da indústria 4.0 e nos cursos de aprendizagem, seis tem essa abordagem direta e oito tem temas transversais.

A Faculdade Senai de Tecnologia Porto Alegre recebeu nota máxima do Ministério da Educação (MEC) para autorização de oferta do curso superior de Manutenção Industrial na modalidade de educação a distância. Todos os cursos superiores (automação industrial, manutenção industrial, redes de computadores e sistemas de telecomunicações) foram autorizados, assim como a faculdade recebeu o credenciamento. Em 2022 a entidade inicia a oferta de seus cursos superiores EaD para os principais polos industriais do estado.

Durante a Mercopar 2021, foi apresentada a Célula Demonstradora de Tecnologias da Indústria 4.0, desenvolvida em 120 dias pela instituição, com 12 fornecedores da Rede RS Indústria 4.0. O Senai atuou como integrador master neste projeto. Este ano, foram 300 mil horas técnicas em tecnologia, sendo 8.900 atendimentos em serviços de tecnologia e Inovação e 111 empresas atendidas com consultorias na área. Neste sentido, o Senai vem atuando fortemente, por meio dos seus institutos de inovação e de tecnologia, em projetos de PDI, com fomentos de diversas fontes. As duas entidades de inovação (engenharia de polímeros e soluções integradas em metalmecânica) são agentes Embrapii. No total, o Senai está com 89 projetos em andamento, sendo 38 pelo Edital Gaúcho de Inovação, 24 Embrapii, 14 do Edital de Inovação, dois da Agência Nacional do Petróleo, quatro de outras fontes de fomento e uma contratação direta.

Célula Demonstradora de Tecnologias da Indústria 4.0. - Dudu Leal/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário