Geral

Simecs anuncia agraciados com o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera

A entrega da distinção, nesta 29ª edição, está marcada para a próxima sexta-feira, dia 24

A mais importante premiação do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera deste ano destaca três nomes de histórias de sucesso no setor. Os agraciados de 2023 com o Mérito são os empresários Fernandes Lucena (empresa Sabresul), James Eduardo Bellini (Marcopolo) e Paulo Spanholi (Sul Corte). O anúncio dos nomes foi feito na sexta-feira, dia 10, em café da manhã com a imprensa. A premiação, em sua 29ª edição, será entregue em evento organizado pelo Simecs na próxima sexta-feira, dia 24.

Na mesma ocasião também serão entregues duas premiações especiais criadas pelo Simecs para reconhecer novos talentos e projetos inovadores na indústria. O empresário Franco Cioato (empresa V12 Veículos Especiais) receberá o troféu Jovem Empreendedor Industrial, e Vanderlei Argenton (AZS Soluções e Tecnologia Ltda) será agraciado na categoria Projeto Inovador.

“Com o Mérito Gigia Bandera reconhecemos pessoas que fazem parte da história de Caxias do Sul e da nossa indústria. Fernandes Lucena, James Bellini e Paulo Spanholi nos dão diariamente exemplos de trabalho, empreendedorismo e inovação. São contribuições importantíssimas que ajudam a desenvolver a nossa economia e que sempre buscam o que há de mais inovador para projetar a cidade nacionalmente e internacionalmente”, afirma o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler. “Também é um orgulho muito grande poder reconhecer projetos inovadores como os realizados pela AZS, do Vanderlei Argenton e do Franco Ciático, da V12 veículos Especiais”, complementa Rezler.

O dirigente afirma que os agraciados com o Mérito Gigia Bandera têm trajetórias que demonstram sua preocupação constante com o futuro e com a construção de um mundo melhor para todos. Ideias que estão totalmente interligadas à campanha recém lançada pelo Simecs: a indústria tá em tudo.

Uma referência em empreendedorismo

Criado em 1987, o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera homenageia a pioneira da indústria em Caxias, Luigia Carolina Zanrosso Eberle, imigrante italiana que veio com a família para o Brasil no século XIX. Foi a primeira mulher a trabalhar na funilaria como empresária e se tornou ícone do empreendedorismo industrial. Posteriormente seu filho, Abramo Eberle, expandiu os negócios.

A premiação ocorre no mês do 68º aniversário do Simecs, que representa em 17 cidades da região mais de 4,5 mil empresas. Juntas, elas faturam cerca de R$ 50 bilhões anuais.

 

Agraciados com o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera:

Fernandes Lucena (Sabresul): É executivo na empresa Sabresul (sucessora da Eberle Mundial na fabricação de espadas e espadins para as Forças Armadas, para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros), formado Mecânico Torneiro pelo Senai, com graduação em Engenharia (Universidade de Caxias do Sul) e pós-graduação em Engenharia de Segurança.

 

James Bellini (Marcopolo): CEO da Marcopolo (2018 a 2023), atualmente preside o Conselho de Administração da companhia. É administrador de empresas (UFRGS). Já havia atuado na Marcopolo no início da década de 90 até o ano de 2005, e foi diretor de Mercado Internacional. Em 2021, foi vencedor da categoria Liderança Empresarial/Fornecedores do Prêmio AutoData, reconhecido como Personalidade de Marketing pela ADVB/RS. Em 2023, foi reconhecido pela Bloomberg Línea como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina.

Paulo Spanholi (Sul Corte): É fundador e presidente da Sul Corte Importadora de Ferramentas Ltda, tem formação em Tecnologia em Processos Gerenciais (Universidade de Caxias do Sul). Esteve à frente de diversas entidades. Foi conselheiro e presidente do Recreio da Juventude, presidente e conselheiro da Comissão Social da Festa da Uva. Conselheiro da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC), conselheiro da Fiergs, entre outras funções. Foi diretor, vice e presidente do Simecs, e recebeu o título de Cidadão Caxiense pela Câmara de Vereadores (2014) e de Empresa Inclusiva (2022).

 

Troféu Jovem Empreendedor Industrial

Franco Cioato (V12 Veículos Especiais): É diretor da V12 Veículos Especiais (produção de veículos customizados), sendo ainda sócio-diretor da HoterPlast Componentes Plásticos, diretor da Cioato Negócios Imobiliários. É presidente da AJE (Associação de Jovens Empresários de Caxias do Sul) e sócio do Conedi - Congresso de Empreendedorismo Digital.

 

Projeto Inovador

Vanderlei Argenton (AZS Soluções e Tecnologia Ltda): É administrador de empresas e um dos fundadores da AZS Soluções e Tecnologia Ltda, que tem mais de nove anos de mercado oferecendo soluções nos setores de tratamento de superfícies, ambiental e de parafusos. Natural de Alpestre (RS), mora desde os 19 anos em Caxias do Sul, onde fez carreira no setor e se graduou em Administração.

 - Victória Xavier/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário