Geral

Sinduscon Caxias finaliza o ano de atividades e se prepara para celebrar seu 50º aniversário em 2024

Uma reunião-almoço foi realizada nesta quarta-feira, dia 29, no restaurante SICA junto à CIC Caxias

O Sinduscon Caxias, Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Caxias do Sul, encerrou suas atividades em 2023 com uma reunião-almoço, realizada nesta quarta-feira, dia 29, no restaurante SICA junto à CIC Caxias. O encontro contou com a presença dos secretários estaduais Carlos Gomes e Fabricio Peruchin, das secretarias de Habitação e Regularização Fundiária e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, respectivamente.

Temas relevantes foram debatidos, como a ‘Enchente no Vale do Taquari’, com apresentações e discussões sobre as ações e desafios enfrentados na região. Por meio do Sinduscon, empresas associadas fizeram doações significativas entre recursos financeiros, materiais de construção e mão de obra, somando cerca de R$ 1 milhão. Além disso, a Caixa Econômica Federal apresentou a palestra ‘Análise de Indícios de Contaminaçã’.

Ainda na quarta-feira, a presidente do Sindicato, Maria Inês Menegotto Campos, recebeu a Comenda Mérito Sílvio Toigo de Construção Civil, às 19h, na sede do Legislativo caxiense. “Este reconhecimento reflete não apenas meu comprometimento, mas também a dedicação de todos que fazem parte do Sinduscon Caxias. Seguiremos trabalhando incansavelmente pelo desenvolvimento e fortalecimento do setor na nossa cidade”, disse Maria Inês.

Ao longo do ano, a diretoria liderada por mulheres atuantes do setor, promoveu diversas atividades, incluindo reuniões-almoços, café da manhã e reunião-jantar; o 1º Seminário Jurídico e Imobiliário de Caxias do Sul, que debateu as diretrizes acerca da nova Norma de Garantia de Edificações, ABNT NBR 17170, que entrou em vigor em junho. Ainda teve o Summit da Construção Civil que abordou o cenário imobiliário atual e a celebração do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), pela primeira vez em Caxias, reunindo mais de 600 trabalhadores da construção civil e suas famílias.

Uma das conquistas foi a inclusão do Sindicato no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) para atuação em torno das diretrizes e critérios para minimizar os impactos ambientais. Também abriu dois importantes grupos de estudo com a participação de todos os setores envolvidos, um para o Código de Obras e o outro para a questão da destinação de resíduos, além de ter sido parceiro na Semana do Meio Ambiente, promovido pela SEMMA, com mais de 80 atividades.

Outro feito importante de 2023 foi a realização de uma pesquisa inédita, encomendada pela diretoria do Sinduscon à Brain Assessoria Empresarial. O estudo revelou que o volume de vendas de imóveis se manteve nos últimos anos, enquanto o número de lançamentos atingiu uma baixa histórica em Caxias do Sul. A Brain Assessoria Empresarial é a mesma empresa responsável pelas pesquisas trimestrais da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), uma referência para o setor da construção civil nacional.

À medida que o Sinduscon se prepara para celebrar seu 50º aniversário em 2024, a diretoria planeja manter atividades mensais e está preparando eventos comemorativos ao longo do ano.

 - Vania Marta Espeiorin/Câmara Caxias/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário