Geral

Temporal causa falta de energia em Flores da Cunha

Raios provocaram problemas nas regiões da Serra, Missões, Alto Uruguai e Planalto. Até o final da tarde, 34,8 mil clientes estavam sem luz

O temporal que atinge o Rio Grande do Sul desde a manhã desta segunda-feira, dia 22 de outubro, ocasionou problemas de falta de energia em pelo menos sete regiões atendidas pela Rio Grande Energia (RGE). Na Serra, os municípios mais atingidos foram Nova Prata, Serafina Corrêa, Veranópolis, Caxias do Sul e Flores da Cunha. Os problemas foram ocasionados por sucessivas descargas elétricas (raios). Em Flores, parte da cidade ficou sem luz em duas oportunidades na tarde de hoje. 

No Estado, segundo informa a RGE, todo o contingente de colaboradores da concessionária atua na recuperação da rede para normalizar a distribuição de energia para 34,8 mil clientes. Hospitais, pontos de bombeamento de água e distribuição de energia, serviços de segurança e regiões com maior número de clientes terão prioridade de atendimento.

Os canais de contato com a RGE são 0800.970.0900 (ligação gratuita) e via mensagens via telefone celular (envie a palavra LUZ + Seu Número Conosco (fica no canto superior esquerdo da conta) para o número 27350.

A seguir algumas dicas para evitar acidentes com eletricidade durante temporais:

- Desligue todos os equipamentos elétricos das tomadas no momento do temporal ou quando estiver ocorrendo descargas atmosféricas.

- Não se aproxime de cercas metálicas, portões de ferro ou varais de roupa, pois podem estar energizados, caso um cabo elétrico venha a cair sobre os mesmos.

- Em nenhuma hipótese aproxime-se de cabos elétricos que estejam caídos ou rompidos.

- Mesmo que falte luz nas casas próximas, não significa que o cabo caído esteja desligado, ou seja, sem energia.

- Não toque na vítima caso ela seja atingida por uma descarga, nem se aproxime dos fios caídos ou objetos em contato com eles, como cercas metálicas, portões de ferro ou varais de roupa. Não tente ajudar a vítima sem estar preparado, pois a descarga pode passar para você.

- Nunca use objeto metálico, não toque diretamente na vítima com as mãos e não utilize nada molhado como, por exemplo, uma toalha úmida.

- Se um equipamento dentro de sua casa pegar fogo, não toque no aparelho ou tente desligá-lo da tomada. Desligue ou corte a energia na chave geral.

- Nunca jogue água em fogo provocado por eletricidade. Você poderá piorar a situação, levando um choque. Só use um extintor de incêndio apropriado para fogo provocado por eletricidade, identificado com a letra C.

- Não desça do carro se um fio partido cair sobre ele, chame imediatamente o Corpo de Bombeiros (telefone 193).



Chuva e ventania em Flores da Cunha iniciaram no final da manhã. - NaHora/Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário