Geral

Tudo pronto para a volta

Se no mapa definitivo do governo do Estado a Serra permanecer na bandeira vermelha, as escolas deverão fechar novamente

Muito se esperava por esse momento. Depois de seis meses, segunda-feira, dia 14, será o dia de retomada das aulas para a maioria das escolas particulares de Educação Infantil de Flores da Cunha. O município liberou o retorno a partir do dia 8, como estabelece o calendário do Governo do Estado para as escolas que apresentaram os protocolos de saúde e sanitários, mas a maioria delas optou por iniciar na segunda, para realizar a limpeza e organização dos materiais – a escola Brincando e Construindo reabriu na quarta-feira, dia 9. 
“Precisamos nos preparar para receber os alunos, e como a divulgação foi em cima da hora, é necessário esse tempo de organização e conversa com os pais. Entramos em contato com todos por ligação e enviamos os protocolos de retorno, deixando-os a par de tudo. Muitos já aderiram ao retorno presencial ainda em setembro. Outros retornarão em outubro e outros ainda optaram pelo online por mais um período”, declara a diretora da escola Lua Encantada, Vanessa Meneguzzo.
As professoras Nara Sibeli Rodrigues e Marisa Bortolloto Giotti, da escola A Fazendinha, estão arrumando tudo para começar essa nova caminhada, que será de aprendizado também para elas. “Estamos bastante ansiosas por esse retorno e preparando tudo com muito carinho”, garantem. Para os alunos não se traumatizarem com todas as normas que estão sendo exigidas, a diretora da escola, Maristela Andreia da Silva, declara que será trabalhado de uma forma lúdica. “Estamos colocando os ‘coronavírus’ nas mesas e lixeiras, onde as crianças não podem tocar, e separamos um brinquedo apenas para cada aluno, aqueles que podem passar por higienização. O restante guardamos tudo”, declara. Materiais didáticos que antes eram compartilhados, agora terão apenas um dono. “Os materiais de higiene que também ficavam na escola, agora vão ser diariamente encaminhados para casa na mochila”, revela. 
Conforme Maristela, a escola está fazendo um investimento para se adequar aos padrões que são necessários. “Vamos seguir à risca. E esse investimento, mesmo sem retorno, é bem positivo. Deveria sempre ser assim. Não que não fazíamos antes a higienização, mas sem essa intensidade que será realizada agora”, informa. 
O retorno dos alunos deve seguir algumas normas, como da capacidade de, no máximo, 50% dos alunos, e atuar somente quando a região está na bandeira amarela ou laranja do Distanciamento Controlado. “Poderíamos atuar com 32 alunos, mas conforme o contato com os pais, apenas 20 alunos estarão presentes na segunda-feira”, informa Maristela. Os outros alunos continuarão com as aulas à distância, sempre respeitando o desejo dos pais. 
E isso se mantém nas 10 escolas privadas de Flores da Cunha. A escola Interativa também seguirá o calendário de retorno, voltando nesta segunda, dia 14, com a Educação Infantil. Conforme a diretora Eroni Mazzoqui Koppe, a instituição não precisará realizar rodízio de alunos. “Neste momento estamos respeitando o desejo das famílias recebendo 32% dos alunos da Educação Infantil, o que corresponde a 5% dos alunos da escola”, informa.

Se no mapa definitivo do governo do Estado a Serra permanecer na bandeira vermelha, as escolas deverão fechar novamente, mesmo com o modelo de cogestão. A divulgação das bandeiras ocorre na segunda-feira, dia 14, e vale a partir da terça.  

Transporte escolar

Com o retorno das escolas, o transporte escolar também voltará, seguindo regras divulgadas pela prefeitura: transportar no máximo 50% da capacidade (isolando os demais assentos); disponibilizar álcool em gel; disponibilizar informações sanitárias, limpeza constante das superfícies e pontos de contato; limpeza minuciosa dos veículos; higienização das mãos e do posto de trabalho pelos motoristas e monitores; manter a ventilação de ar natural; manter a listagem atualizada com nomes e endereços dos alunos; entrega de declaração diária dos responsáveis de ausência de sintomas gripais; uso de máscara desde o embarque; proibida a manipulação de alimentos no interior do coletivo. 

Rede municipal e estadual 

Conforme a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Ana Paula Zamboni Weber, as escolas municipais, seguem sem data para o retorno presencial. Uma pesquisa recente realizada pela pasta apontou que 80% dos responsáveis não concordavam com o retorno dos alunos para as escolas em Flores da Cunha. Conforme Ana Paula, o retorno se torna inviável na rede pública municipal com poucas crianças. “Teremos que mexer com toda uma estrutura para atender muito poucos alunos no sistema presencial”, enfatiza.
Em Nova Pádua, a previsão de retorno da Escola Municipal de Educação Infantil é dia 5 de outubro.
Já na rede estadual, conforme o Governador Eduardo Leite, as aulas serão retomadas a partir do dia 13 de outubro com o Ensino Médio. O Ensino Fundamental – anos finais – volta em 28 de outubro e o Ensino Fundamental – anos iniciais – em 12 de novembro. O governador salientou que todas as liberações ocorrerão mediante acompanhamento do avanço da doença no Estado. 

Calendário proposto: 

Ensino infantil: 8 de setembro 
Ensino Superior e Ensino Médio: 21 de setembro 
Ensino Fundamental/anos finais: 28 de outubro 
Ensino Fundamental/anos iniciais: 12 de novembro

O que dizem os pais 

São vários os comentários emitidos nas redes sociais do O Florense sobre o retorno das aulas. Confira algumas opiniões retiradas do Facebook do jornal, em matérias relacionadas à Educação:

Diego Vedana Stuani

Por que as escolas públicas não? Será que é pressão das instituições privadas? Nessas horas que os órgãos públicos deveriam tomar as decisões coerentes. Se há possibilidade do ensino privado voltar, o ensino público também. Mas fica claro que os políticos não querem investir nos protocolos de segurança. Outra questão é por que não aumentarem as vagas nas escolas públicas, já que muitos pais não têm condições de pagar por uma escola privada. Acho que não é momento de escolas infantis retornarem, tendo em vista que as crianças não entendem a necessidade de ficar distante umas das outras!

Claryce Rodrigues

Quem acompanha a situação sobre retorno às aulas em outros lugares ou países se conscientizou que não é o momento de retornar, pois os mesmos voltaram a se trancar socialmente em virtude da pandemia. Que as pessoas sejam maduras e responsáveis o suficiente para evitar mais uma pandemia arriscada.

Valeri Maria Tamagno Girotto

Sem a vacina minha filha não vai. Vão ter que continuar com as aulas em casa.

Jacqueline Lodi

Meu filho saiu de casa, de março para cá, só para ir ao médico. Não é agora que vai voltar para as aulas. Cada pai deve saber se deve mandar ou não seus filhos para a escola.

 

As professoras, Nara Sibeli Rodrigues e Marisa Bortolloto Giotti, organizaram a escola para o retorno dos alunos. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário