Geral

UCS irá abrigar Instituto de Pesquisas e Centro de Coletas de Células-Tronco

Acordo foi assinado no final de novembro, e propõe ainda ações na área educacional e na criação de produtos de terapia celular avançada

A Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) e o R-Crio, centro de processamento celular, assinaram um acordo de cooperação técnica e científica, no final de novembro. A parceria tem o propósito de estimular ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento técnico e científico da Medicina, da Odontologia e da Saúde como um todo. A iniciativa vai atuar com a coleta, processamento, pesquisas e tratamentos com células-tronco, conforme as RDCs – resoluções da Anvisa – em vigor.

A aliança cooperativa tem objetivos alicerçados em três pontos centrais que envolvem a implantação, nas dependências da Universidade de Caxias do Sul, de um Centro de Coletas de Células-Tronco Mesenquimais, uma aliança voltada ao Plano Educacional com a oferta de ações de extensão ou de cursos, e o apoio à criação de um instituto de pesquisas com a participação da Anadem e da R-Crio no desenvolvimento de produtos de terapia celular avançada.

O presidente da Anadem, Dr. Raul Canal, pontuou que, ao longo dos anos, a UCS vem se destacando no cenário mundial, como exemplo de empreendedorismo e inovação. “A UCS, com sua inegável versatilidade, mais uma vez, está na vanguarda do que há de mais moderno, pois através da aliança firmada com o sistema Anadem-R.Crio, a universidade não só passa a ser Centro de Referência em Coletas de Células-Tronco Mesenquimais, como também coloca-se à frente neste momento histórico da ciência brasileira, a qual de forma responsável, atuará no desenvolvimento da medicina regenerativa, tornando-se protagonista na criação de Produtos de Terapias Avançadas”.

O cientista e CEO do centro de processamento celular R-Crio, Dr. José Ricardo Muniz Ferreira, reforça a satisfação de firmar a aliança cooperativa com a UCS. “A interação de saberes, aliada ao desenvolvimento responsável da ciência, é fator indispensável para a construção de uma nova era, que no cenário atual, diz respeito à difusão da Medicina/Odontologia Regenerativa Brasileira”.

O reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, destacou a parceria com Anadem e R-Crio e reforçou que a universidade é referência em inovação, tendo, na Biotecnologia, um dos pilares de suas pesquisas. “Essa parceria possibilita a expansão da pesquisa na UCS e também representa mais uma ponte que construímos, pensando em nosso objetivo de fortalecer a ciência no mercado, criando alternativas às necessidades das pessoas e produzindo conhecimento que efetivamente terá aplicação”, ressaltou.

Acordo foi assinado pelo reitor Evaldo Antonio Kuiava e pela representante do sistema ANADEM-R.CRIO, Franciele Corte Batista, que atua como Conselheira Jurídica e Científica da ANADEM. O ato foi acompanhado por Lairton Souza (à esquerda), dentista habilitado para coletas de células-tronco.  - Thaís Schiavo
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário