Geral

UCS realiza 2ª Feira Brasileira do Grafeno

Evento ocorre nos dias 13 e 14 de novembro, junto com o 1º Simpósio de Materiais Avançados e a 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação

Começa em Caxias do Sul na segunda-feira, dia 13, um evento que posiciona definitivamente o Brasil no mapa-múndi da inovação e da tecnologia, e consolida a Universidade de Caxias do Sul (UCS) como protagonista no ecossistema de desenvolvimento de nanomateriais derivados do grafeno. Trata-se da 2ª Feira Brasileira do Grafeno, que acolhe também o 1º Simpósio de Materiais Avançados e a 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os eventos ocorrem até a terça-feira, dia 14, no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva, no Campus-Sede da UCS, e são gratuitos, mediante inscrições neste link.

A importância do evento realizado pela UCS, UCSGRAPHENE e ZEXTEC Nano, além de conectar profissionais e negócios e revolucionar a indústria mundial por meio do grafeno, justifica-se ainda pela presença das autoridades confirmadas na cerimônia de abertura, às 9h30min de segunda. Estarão presentes a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o governador do Estado, Eduardo Leite, o diretor presidente do Serviço Geológico do Brasil, Inácio Melo, o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, deputados federais e estaduais, entre outros representantes políticos e empresariais. Serão recepcionados pelo reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, e pelo coordenador da UCSGRAPHENE, Diego Piazza, ao lado de outras autoridades acadêmicas.

A 2ª Feira Brasileira do Grafeno terá 28 expositores, mais que o dobro da primeira edição, realizada em julho de 2021. São empresas e instituições de diversas regiões do Brasil e também multinacionais, todas conectadas com a UCSGRAPHENE no desenvolvimento de produtos para vários segmentos, de brinquedos a peças técnicas para a indústria de Defesa Nacional, de tintas a espumas para colchões, de motores a calçados, entre tantas outras aplicações. Os mais de 12 mil visitantes aguardados no evento terão a oportunidade de conferir dois lançamentos exclusivos de duas marcas expositoras, além de novidades de empresas como Ford, Taurus, Apolo, Vulcabras, Green Innovation, Imobrás, Geoflex, Joappe, Giroplastic, Dobber, Empotech, ZextecNano, Znano, Acquabios, Toigo, Biker, Quality Metalização, Grafimec, Supravel, HM Rubber, Atypical Rochesa Tintas, Keko, Alternativa, Bim Brinquedos e Peter Chemical.

Outra atração à parte será a 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação, também instalada no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva. São mais de 20 estandes ocupados por empresas, hubs tecnológicos de materiais avançados, startups e institutos que vão promover uma verdadeira imersão dos visitantes à tecnologia do grafeno e seus derivados. Haverá também exposição de produtos e veículos junto ao pátio externo do Ginásio 1, oferecendo ainda mais opções de aprendizado e entretenimento ao público-alvo - formado por empresários, empreendedores, engenheiros, profissionais da indústria, pesquisadores, especialistas em inovação, startups, estudantes, agências reguladoras e comunidade.

A 2ª Feira Brasileira do Grafeno é uma realização da Universidade de Caxias do Sul, UCSGRAPHENE e ZEXTEC Nano, com patrocínio da SBC e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento conta com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul, InovaRS, EMBRAPII, Finep, SIMECS, Simplás, SEBRAE, Sicredi, Instituto Hercílio Randon, UCSfm, FAPERGS, SINDUSCON-RS, CRA-RS, CIC Caxias, Mobicaxias e XPlay.

Encontro com ministra

No mesmo dia da abertura da 2ª Feira Brasileira do Grafeno, o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, reúne-se com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, no Gabinete da Reitoria. Na ocasião, apresentará três projetos institucionais desenvolvidos pela Universidade relacionados à Terapia com Células Tronco, ao Laboratório de Zoonoses e ao Tratamento Térmico de Resíduos Sólidos Urbanos Resultando em Hidrogênio Verde.

Protagonismo

A UCS ocupa atualmente um dos principais ecossistemas de inovação voltado à produção, caracterização e aplicação de grafeno da América Latina. Atuando de forma colaborativa com os diferentes setores do mercado, desenvolve e produz grafeno, material capaz de aprimorar as propriedades de termoplásticos, borrachas, resinas, óleos lubrificantes, entre outros, e conferir maior resistência mecânica, térmica, tribológica, química e bacteriostática a produtos com aplicações em alta tecnologia.

Algumas empresas e suas aplicações com grafeno

Empotech - poliuretano com grafeno em rodas de empilhadeiras

Green Innovation - grafeno em baterias para cadeiras de roda

Geoflex - grafeno em espumas para colchões

Apolo - grafeno em peças técnicas

Grafimec - grafeno peças náuticas

Rochesa - grafeno em tintas

Acquabios - grafeno em filtros

Batalha de Startups

A  2ª Feira Brasileira do Grafeno promove, como um de seus destaques, a edição Serra da Batalha de Startups. O evento que objetiva promover a visibilidade e a colaboração entre empreendedores ocorre dia 14 de novembro, das 14h às 16h, e promete agitar o cenário regional de inovação com a participação de 16 startups. As empresas emergentes de base científica e tecnológica, divididas nas categorias Pré-Operação e Tração, com oito vagas disponíveis em cada, terão a oportunidade de apresentar seus modelos de negócios inovadores em práticas dinâmicas e desafiadoras. As startups de Pré-Operação, que estão validando seus primeiros clientes e possuem um protótipo funcional, e as de Tração, que já mostram resultados crescentes e um produto operacional, poderão se destacar a partir das soluções compartilhadas.

A disputa será acirrada, com rodadas eliminatórias nas quais cada startup terá 30 segundos para convencer a banca sobre diversas pautas, incluindo inovação e modelo de negócios. A última pauta será de tema livre, permitindo que cada participante mostre seu diferencial de maneira criativa. A banca avaliadora dos pitchs será composta por quatro especialistas do ecossistema de inovação, incluindo investidores e consultores, e o público presente, além de acompanhar a competição, poderá votar na startup que mostrar o melhor desempenho. Os vencedores serão anunciados no encerramento do evento, às 18h, e além do título garantem uma vaga na etapa estadual do Desafio Sebrae Like a Boss, que ocorre durante o Gramado Summit 2024, representando um grande passo para a visibilidade nacional e internacional.

1º Simpósio de Materiais Avançados

Novidade desta 2ª Feira Nacional do Grafeno, o 1º Simpósio de Materiais Avançados vai compartilhar com empresários, empreendedores, especialistas em inovação e acadêmicos os resultados e possibilidades do mercado na utilização do grafeno. Serão 12 palestrantes de diferentes estados do Brasil apresentando cases de sucesso de produtos com o uso de materiais avançados, bem como melhoria de desempenho, processos e aplicações.

O Simpósio não abordará somente cases com grafeno. Trará exemplos com o uso de outros materiais avançados, ou seja, que possuem características intrínsecas que possibilitam potencializar propriedades e/ou processos diferenciados, gerando novos produtos ou trazendo soluções de valor tecnológico, econômico, social e ambiental.

 - Bruno Zulian/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário