Geral

UCS torna-se primeira universidade brasileira a firmar parceria com a Organizzazione Nazionale Assaggiatori di Vino

O acordo de cooperação entre as instituições prevê a conjugação de esforços para a realização de cursos na área de bebidas na Escola de Gastronomia da UCS

A UCS tornou-se a primeira universidade brasileira a firmar parceria com a Organizzazione Nazionale Assaggiatori di Vino – ONAV, associação de degustação técnica de vinhos mais antiga da Itália, fundada em 1951, que promove e valoriza a cultura do vinho e o patrimônio vitivinícola. A colaboração já reflete em profissionais formados pela Escola de Gastronomia da Universidade, sediada em Flores da Cunha, com certificação internacional. A chancela, como explica o diretor da Escola, Mauro Cingolani, vai além de uma autorização para a dupla certificação. “O curso é italiano assim como o diploma, emitido na Itália e assinado pela UCS e pela Organizzazione Nazionale Assaggiatori di Vino”, conta, sobre o diferencial que agrega competitividade ao currículo dos formados a partir da tradição e da reputação da Itália na formação de sommeliers.

O acordo de cooperação entre as instituições foi formalizado no final de setembro e prevê a conjugação de esforços para a realização de cursos na área de bebidas na Escola de Gastronomia da UCS. Ainda antes de sua oficialização, a relação já resultou na formação de uma turma de 17 sommeliers internacionais UCS/ONAV no mês de maio, que reuniu alunos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Nesta semana, uma nova turma de profissionais, esta com integrantes diversas cidades da região Sul do Brasil, será certificada no curso após trajetória formativa imersiva com aulas presenciais sobre temas como análise sensorial de vinhos, viticultura, legislação vitivinícola, cenografia mundial, ciência da alimentação, harmonização e serviço, além de visitas técnicas a vinícolas da região, acrescidas por atividades a distância.

Para 2024, já está programada a abertura de três turmas do curso de Sommelier Internacional, nos meses de maio, agosto e novembro. Saiba mais.

A Organizzazione Nazionale Assaggiatori di Vino foi a primeira associação italiana com enfoque na formação em nível de extensão de profissionais qualificados para atuar com a vinha e o vinho, e prepara os alunos para os mercados nacional e internacional. Colabora tradicionalmente com a Associação de Enólogos Italianos e Internacionais, partilhando a filosofia da degustação técnica organoléptica dos vinhos, ligada a descritores universalmente reconhecidos para avaliar a qualidade sensorial do vinho. Reúne mais de 10 mil membros na Itália, que se somam aos integrantes de delegações dos mais diversos países, e conta com um Conselho Científico constituído por personalidades universitárias e do mercado.

A abordagem do vinho pela ONAV parte do conhecimento da história, da cultura, da difusão e do cultivo da vitivinicultura na Itália e no mundo, do compartilhamento dos princípios básicos das técnicas de cultivo para chegar a grandes vinhos, com espaço para a fisiologia humana refletindo na percepção sensorial. Entre outros temas, os aprofundamentos envolvem enografia, com a apresentação das principais áreas vitícolas italianas e internacionais, e direcionam a práticas que incluem visitas e degustações de diversos estilos de vinho. As certificações habilitam para a participação em cursos mais avançados da entidade na Itália, como o Master Wine Taster, e capacitações para jurados de concursos internacionais de vinhos.

A nova parceria, como acrescenta Cingolani, demonstra a dedicação institucional da UCS à Viticultura e Enologia, que se iniciou com a oferta de extensões e cursos técnicos e hoje chega na graduação e na pós-graduação. “Estamos em uma das regiões mais importantes do Brasil neste segmento, e queremos explorar todas as suas potencialidades”, projeta. Da mesma forma, a gastronomia, como um todo, vai abrangendo o ensino especializado em cada vez mais áreas, a exemplo das pós-graduações em Confeitaria e em Panificação.

O vínculo com a ONAV também atesta a dedicação da Escola de Gastronomia em apoio à busca das vinícolas regionais pelo selo de qualidade representado pelas indicações geográficas e denominações de origem, já que a Organizzazione tem atuação vinculada ao ministério italiano dedicado ao tema.

Turma de sommeliers internacionais UCS/ONAV formados no mês de maio. - Cleber Rezzadori/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário