Geral

UCS volta a figurar entre as melhores universidades de países emergentes

Pelo terceiro ano consecutivo, Universidade de Caxias do Sul foi classificada em três rankings da revista britânica THE, que avalia o Ensino Superior

A Universidade de Caxias do Sul foi classificada no ranking das Melhores Universidades de Países de Economia Emergente, elaborado pela revista britânica Times Higher Education (THE), mais prestigiada publicação do mundo sobre o Ensino Superior, que produz anualmente diversos rankings de avaliação das instituições de ensino em níveis continental e mundial.

O levantamento utiliza os mesmos indicadores dos rankings das melhores universidades do mundo e da América Latina da THE, que também incluíram a UCS nas últimas três edições. Os resultados, que apresentam a classificação válida para 2022, foram divulgados na terça, dia 19.

O ranking dos emergentes de 2022 classificou 698 universidades de 50 países em desenvolvimento. Das 59 universidades brasileiras ranqueadas, 49 são públicas (federais e estaduais) e sete privadas sem fins lucrativos, entre as quais a UCS – que também é uma das oito gaúchas integrantes da lista, sendo quatro públicas e quatro comunitárias.

No mais recente levantamento de dados que deu base para os rankings elaborados pela THE, a UCS apresentou melhoria de resultados em quatro de cinco áreas avaliadas (Ensino, Pesquisa, Citações Científicas e Transferência de Conhecimento) em relação ao levantamento anterior.

O desempenho da UCS nos últimos três levantamentos mostra uma melhoria contínua, desde 2019, nos critérios de Ensino, Pesquisa e Citações. A pontuação em Transferência de Conhecimento, que havia decaído no ano passado em relação ao anterior, voltou a subir. Apenas o item Internacionalização, que havia crescido de 2019 para 2020, apresentou queda na nova avaliação.

Como funciona

As classificações do THE são efetuadas a partir da pontuação de 13 indicadores de desempenho, agrupados em cinco áreas:

– Ensino: avaliação do ambiente de aprendizagem.

– Pesquisa: análise do volume, investimentos e reputação da pesquisa científica.

– Citações: medição da influência das pesquisas no ambiente acadêmico.

– Internacionalização: mobilidade de docentes, estudantes e pesquisas.

– Transferência de Conhecimento: inserção no mercado e geração de tecnologias e renda para a indústria por meio da transferência de conhecimento produzido na universidade.

Destaque nacional e internacional

Os avanços em ensino, pesquisa, inovação, empreendedorismo e internacionalização têm colocado a Universidade de Caxias do Sul em posições de destaque nas avaliações da THE, desde 2019. Conforme o ano de divulgação dos últimos levantamentos (o ranking se refere ao ano seguinte), a UCS consta nas seguintes listas:

– Melhores Universidades do Mundo: em 2019, 2020 e 2021.

– Melhores Universidades da América Latina: em 2019, 2020 e 2021.

– Melhores Universidades de Países de Economia Emergente: em 2019, 2020 e 2021.

– The Golden Age Ranking: em 2020, a UCS foi classificada entre as 308 melhores universidades do mundo entre 50 e 80 anos de existência.

Além dos rankings THE, a UCS está classificada como a universidade mais inovadora do Brasil entre as comunitárias e privadas, pelo Ranking Universitário Folha, e entre as 20 mais empreendedoras do país, pela avaliação da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), consolidando-se como referência em pesquisa, empreendedorismo e inovação no cenário acadêmico brasileiro.

 - Claudia Velho/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário