Geral

Último final de semana para prestigiar a Fecouva

Programação conta com realização de festivais gastronômicos, apresentações artísticas e desfile de carros alegóricos no domingo, dia 3

Este é o último final de semana para visitar a 12ª Festa Colonial da Uva (Fecouva) e a 2ª Festa do Moranguinho. O encerramento do evento será realizado no domingo, dia 3 de março, às 20h, com o esmagamento de uvas para elaboração do Vinho das Soberanas e show de fogos de artifício. Entre as atrações para esses últimos dias de festa destacam-se os shows musicais. No sábado, dia 2, às 20h30min, o cantor Valdir Anzolin irá animar o público. No domingo, a partir das 17h, no palco externo do pavilhão de exposições, Douglas Calgaro e a banda Sextaneja farão apresentações. 

Além dos shows, a antiga Cantina Slaviero guarda outro atrativo para os visitantes. Cerca de 90 agricultores estão expondo uvas e morangos. O espaço também conta com estandes que comercializam artesanato, móveis, roupas de couro, panelas, produtos de beleza e produtos coloniais. Seis vinícolas da região oferecem degustação de vinhos e de sucos de uva. No local é realizada a distribuição de uvas e morangos. A exposição tem início às 11h e o ingresso que dá acesso ao pavilhão custa R$ 2. Crianças têm entrada liberada.

O desfile de carros alegóricos é uma atração à parte. Com início previsto para as 15h de domingo, conta com a participação de 26 alegorias e cerca de 140 figurantes. Os carros feitos pelas comunidades de Otávio Rocha exaltam os motivos da festa e contam a trajetória dos imigrantes italianos que povoaram a região. A direção do evento acredita que o último final de semana será o mais movimentado. A estimativa é de que 5 mil pessoas passem pela comunidade nos dias 2 e 3. “Registramos um bom público no primeiro final de semana. Cerca de 3 mil pessoas visitaram a festa. É um número bom, considerando que tínhamos outros eventos pela região, incluindo o Gre-Nal”, destaca o presidente da Fecouva, Ademir Barp.

Desfile animou o público no dia 24
O domingo de calor e sol foi um convite para o público visitar a 12ª Festa Colonial da Uva (Fecouva) e a 2º Festa do Moranguinho, no último domingo, dia 24 de fevereiro. Além do tradicional menarosto servido ao meio-dia, o dia teve o desfile de carros alegóricos que reuniu moradores e visitantes na Avenida Uva Itália, no distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha. No total, 26 alegorias feitas pelas comunidades da região encantaram o público, destacando os costumes dos imigrantes italianos.

O corso alegórico abriu com os gaúchos e as soberanas de edições antigas da Fecouva, carregando as bandeiras do Brasil, do Estado e do município. Em seguida, personagens devidamente caracterizados desfilaram com objetos antigos, retratando a chegada dos antepassados. Bonecos dos símbolos maiores da Festa – a uva e o morango – puxaram o corso a animaram o público. A safra, a colacion, o menarosto, os pães e massas caseiros e a religiosidade foram mostrados pelas comunidades.

O destaque ficou para o último carro que adentrou a avenida trazendo as soberanas Tailine Bedin Molon (rainha) e Thaísa Scopel e Caren Luana Molon (princesas). A alegoria arrancou aplausos dos espectadores. O desfile contou ainda com a distribuição de uvas e morangos. A cerimônia de abertura ocorrida antes do início do desfile, contou com o prefeito Lídio Scortegagna (PMDB); o vice-prefeito Almir Zanin; secretários municipais; a deputada estadual Marisa Formolo (PT); o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti (PDT); e representando o governador do Estado, Ricardo Fritsch, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.

Em seus discursos, as autoridades ressaltaram a importância dos trabalhadores rurais e de valorizar seu trabalho e sua cultura. Fortunatti disse estar orgulhoso de retornar à terra natal (nasceu em Flores da Cunha) e assegurou que “preservar a cultura e os valores de uma terra são atitudes que não têm preço”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Luiz Rizzon de Godoy (PP) lembrou que as ações têm de ser práticas e funcionais, pois “muito se tem a fazer pela agricultura familiar”. O prefeito Lídio parabenizou a comunidade pelo envolvimento na realização do evento e frisou que o município todo celebra a colheita, a festa e a vida. Acompanhado das soberanas da Fecouva, Lídio participou de uma poda simbólica no Túnel da Uva.

Programação

Sexta-feira, 1º de março
20h – Palestra com o tema Panorama Geral da Vitivinicultura, ministrada pelo diretor técnico do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) Leocir Botega. Após, jantar com expositores da Fecouva, no salão paroquial.

Sábado, dia 2 de março
11h – Abertura da exposição.
12h – Almoço no salão paroquial e restaurantes de Otávio Rocha.
15h – Apresentações artísticas no pavilhão.
18h – Missa na Igreja Matriz com o coral da comunidade do Travessão Carvalho.
19h – Jantar com bifes e tripada, no salão paroquial.
20h30min – Show no pavilhão com Valdir Anzolin.

Domingo, dia 3 de março
10h – Missa festiva com a participação dos corais Típico de Otávio Rocha e Integração.
12h30min – Almoço no salão paroquial. Cardápio: macarrão, menarosto (codorna, leitão e frango), polenta frita, saladas, pão, vinho colonial e uvas. Show com Vozes da Terra. Ingressos: R$ 35. Reservas pelo telefone (54) 3279.1298.
15h – Desfile de carros alegóricos com distribuição de uvas, na Avenida Uva Itália.
17h – Show com Douglas Calgaro.
18h – Show com a banda Sextaneja.
20h – Esmagamento de uvas para elaboração do Vinho das Soberanas, show de fogos de artifício e encerramento da Fecouva 2013.

Fonte: Associação Amigos de Otávio Rocha.


Desfile temático à imigração é uma das atrações do evento realizado no distrito de Otávio Rocha. - Mirian Spuldaro
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário