Geral

Um Natal de reflexões

A Luz é o tema deste ano do presépio do Mosteiro das Irmãs Clarissas Capuchinhas, que pode ser visitado até o dia 6 de janeiro

Natal é a data mais importante do ano. É um momento de reflexão, renovação, paz, harmonia e, principalmente, amor. Foi pensando nisso que o Mosteiro das Irmãs Clarissas Capuchinhas construiu, neste ano, um presépio em torno do tema Luz.
De acordo com a responsável pela decoração do Mosteiro, Irmã Clara Francisca, a temática surgiu reforçando o sentido do menino Jesus. “A escolha se deu por um motivo especial, porque Jesus é a grande luz e nós precisamos de luz para, assim, termos esperança. Renascer a esperança em nossos corações. Que nós tenhamos os olhos abertos para seguirmos esta luz e não nos deixar levar por tantas luzes que brilham, mas, que não são a luz verdadeira”, relata, ao mesmo tempo em que completa dizendo que a escolha também se deu pelo que vem acontecendo no mundo nos últimos anos. 
Em 2022, o presépio foi montado no início do mês de dezembro, e contou com a colaboração de quatro pessoas, sendo elas: uma vizinha do Mosteiro, que todos os anos auxilia na confecção; um marceneiro, para construção da casinha; um eletricista, para auxiliar na decoração com a iluminação, e; a própria irmã. “A minha vontade e o meu desejo era de ter começado antes, mas como utilizo material da natureza, por conta do clima, do sol tão forte, tentei dar uma seguradinha”, informa Clara.
Como nos anos anteriores, a decoração buscou valorizar a simplicidade e a natureza. Para isso, foram utilizadas madeira, imagens e materiais vindos do meio ambiente, além das tradicionais luzes para iluminar o local e deixar o presépio ainda mais encantador. “Em vista de toda situação que estamos vivendo, nesse ano utilizei o que eu tinha do ano passado, não adquiri nenhum material”, informa a responsável.
Apesar da semelhança com os que são construídos tradicionalmente pelo Mosteiro, neste ano houve algumas pequenas alterações. A primeira delas está na localização do presépio, que normalmente era montado ao lado da capela e, neste ano, está próximo à entrada. Outra mudança foi a casinha, que no ano passado as paredes eram em folhas de palmeiras e, neste ano, de madeira, além da mudança no teto, remetendo a uma época mais antiga. 
Ao todo, foram necessários dois dias de muito trabalho e dedicação para que o presépio ficasse totalmente pronto, desde a separação dos itens e a limpeza, até a montagem e a instalação, que foi concluída no dia 8 – data em que se celebra a Imaculada Conceição e que o presépio deve estar finalizado. 
Mesmo com sua recente finalização, várias escolinhas da cidade já levaram seus alunos para visitar a decoração. Segundo Irmã Clara, esse é um momento de reflexões e o presépio sempre traz um recado para quem o vê. “O primeiro recado que ele está deixando para as pessoas, claro que cada pessoa que vier aqui e olhar para o presépio vai sentir algo diferente, mas acredito que ver que Jesus nasceu na simplicidade, no nada, praticamente, quer mostrar que nós também devemos ser assim, simples”, conclui.
A visita ao presépio do Mosteiro das Irmãs Clarissas Capuchinhas, localizado na Rua Bento Gonçalves, 747, no Centro, pode ser realizada até o dia 6 de janeiro, diariamente, das 8h às 18h. Além das visitas, também é possível participar das missas que ocorrem todos os dias da semana, às 7h, na capela do local. Na véspera do Natal, dia 24, será realizada uma celebração especial, às 19h, no pátio do Mosteiro.

Presépio do Mosteiro remete à Luz e a simplicidade da vida de Jesus. - Valdinéia Tosetto
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário