Geral

Um novo roteiro cheio de atrações diferenciadas

As belezas e o potencial de Alfredo Chaves reunidos em uma única rota

Do tradicional vinho e espumante, aos sabores do suco de uva puro, passando pela graspa e pelo presunto, até chegar nos vales onde as belezas naturais imperam. Um roteiro diversificado que se completa, e, ao final, o turista vive experiências significativas que, com certeza, o fará retornar a pequena localidade de Alfredo Chaves, mas com grande potencial no enoturismo. 
“A localidade de Alfredo Chaves possui enormes potencialidades para o turismo: tem paisagens, cultura da imigração, atividade rural e vitivinícola, enoturismo e natureza exuberante”, declara o administrador de empresas e gestor de Projetos de Turismo do Sebrae/RS, Emerson Bittencourt Monteiro. 
Há um ano e meio um grupo de empreendedores procuraram o Sebrae com o objetivo de desenvolver uma rota turística. “Nos reunimos e começamos a mapear todos os empreendimentos possíveis. Contatamos o Sebrae e o Sicredi para podermos viabilizar essa inciativa. Realizamos várias reuniões presenciais e convidamos outros empreendedores nas redondezas. E assim que tudo começou”, conta o coordenador do grupo, Edegar Scortegagna, que ressalta que o objetivo da rota é proporcionar experiências turísticas inovadoras e com identidade local. “Queremos atrair mais pessoas e fazer com que os empreendimentos possam produzir seus produtos e comercializar no local, visando uma maior arrecadação não só ao município, mas também agregando valor ao produto”, destaca.
Conforme Monteiro, o projeto está se desenvolvendo com grande velocidade, “se levarmos em conta todo o contexto  que estamos passando com a pandemia da Covid-19”, informa o gestor. “O setor de turismo é o mais afetado neste período de pandemia. Porém, como a rota está em desenvolvimento, estamos aproveitando o momento para se preparar e lançar os produtos turísticos quando a situação estiver mais favorável. Ao mesmo tempo, os atrativos que estão em desenvolvimento já estão aderentes às tendências atuais de turismo. Atenderão aos protocolos de segurança necessários e terão foco no turista responsável, atentos ao turismo sustentável e seguro”, completa Monteiro.
Scortegagna revela que, quinzenalmente, os empreendimentos se encontram virtualmente com os consultores do Sebrae, Ivane Favero e Maurício Schaidhauer, para dar andamento ao projeto, que tem previsão para lançamento no final deste ano. “A prefeitura de Flores da Cunha também está nos apoiando e faz parte do projeto. Já contratamos uma agência – Vitrine Propaganda e Marketing – para o desenvolvimento de imagem visual, site e redes sociais, e a criação de placas de identificação, folders e todo o material publicitário”, informa. O nome do roteiro ainda está sendo definido. 
“Inicialmente, a rota pretende focar no turismo regional e depois buscar turistas de outros estados, quando as viagens mais longas puderem ser retomadas. Há muitas oportunidades pela frente. Já, antes da epidemia, havia uma busca por lugares diferentes, contato com a natureza e cultura. Esta tendência se reforça a partir da pandemia”, declara o gestor de Projetos de Turismo do Sebrae/RS.
De acordo com Monteiro, pós-pandemia as pessoas irão buscar locais que proporcionem experiências marcantes e segurança, tanto para si quanto para a comunidade local que receberá os turistas. “Até que não se tenha uma vacina, as aglomerações serão evitadas e o viajante deverá ter total consciência do seu papel. O Sebrae/RS sempre atuou com foco em turismo sustentável, nos pilares ambiental, financeiro e sócio/cultural. A partir de agora, o pilar sócio ambiental ganha este componente da segurança sanitária. A atividade turística não pode gerar riscos para nenhum dos envolvidos. Neste sentido, o grupo de empreendedores de Alfredo Chaves está se preparando fortemente para ter este conceito, agora ampliado, de turismo sustentável”, finaliza.
Para Scortegagna, o forte do roteiro é a união dos empreendimentos. “O que nós buscamos é um roteiro diferenciado, uma exclusividade, um roteiro de experiências. Nós queremos que quem vá tenha experiências. E isso iremos oferecer com excelência, para que cada pessoa que passar por lá, fique marcado com esse momento”.

Os empreendimentos

As empresas que fazem parte da rota turística: Sociedade de Bebidas Caldart, especializados na produção de graspa; Paradouro do Suco, com foco no suco de uva; após, os turistas poderão apreciar e degustar os vinhos da Viapiana e da Família Bebber; na sequência tem o projeto do presunto da Antunes & Scortegagna; no final, o Mirante Gelain e a Cascata Bordin, com dois empreendimentos: a Cantina Gelain, com restaurante e uma vista do vale do Rio das Antas, e a Sociedade Vinícola Bordin, que, além da vinícola, será possível realizar caminhadas pelo bosque, sobre as colinas na beira do Rio das Antas e com várias atrações ao ar livre. A rota também contempla a agroindústria familiar Della Famiglia.

Família Bebber

Com grandes investimentos sendo feitos, a Família Bebber será uma das atrações no roteiro turístico de Alfredo Chaves. O enólogo e diretor comercial da empresa, Felipe Bebber, declara ser uma oportunidade muito positiva e interessante. “Nossos consumidores, de certa forma, já tinham a necessidade de ter contato conosco, de nos visitar e conhecer in loco o processo produtivo. Esta é uma necessidade que nós percebíamos no mercado e agora estamos podendo apresentar ao público”, declara Bebber. 
A vinícola está passando por mudanças, adaptando todo o processo produtivo, para que ele seja de fácil visualização e visitação, construindo uma sala de vinificação nova e adequando o espaço da sala de barricas para se ter experiências nesses ambientes com os visitantes. “Estamos com expectativa que inicie as atividades no final do ano ou no começo do ano que vem, entre dezembro e janeiro”, informa.

 

Antunes & Scortegagna

A fábrica de presunto é nova e é um diferencial no roteiro turístico. De propriedade de Edegar Scortegagna e Élton Antunes, a empresa começou a operar há um mês, e é inédita no Brasil. “Nós estamos começando a produzir agora e a venda será a partir de março, pois o pernil leva um tempo de cura”, informa Scortegagna. O empreendimento foi iniciado do zero, e será um diferencial no roteiro. “Vamos ter um local especial para varejo e para o atendimento do cliente”, finaliza.

 

Vinhos Viapiana

Atuando desde 1986 em Flores da Cunha, a Vinhos Viapiana trabalha em busca do enoturismo desde 2002. Conforme a diretora de marketing, Débora Molinari Viapiana, a empresa é sócia fundadora da Associação dos Produtores de Vinhos dos Altos Montes. “Em 2009 inauguramos um espaço totalmente voltado ao recebimento de visitantes com wine bar, sala de cursos, restaurante para eventos e boutique com diversas opções de acessórios, além da nossa linha de rótulos completa”, informa Débora. 
Desde 2009, a empresa passa por constantes melhorias. “Atualmente estamos em reformas na parte operacional da vinícola, com construção de novas caves e embelezamento dos demais setores. Haverá muita arte espalhada pela vinícola, que poderá ser contemplada durante a visitação”, declara. A previsão de reinauguração das visitas é outubro deste ano, com uma exceptiva de um aumento grande no fluxo de turistas em comparação com outros anos. “Acreditamos que a busca pelo turismo interno irá aumentar e estaremos preparados para receber nossos turistas com uma estrutura linda, com muitas novidades nas visitas e degustações”, finaliza Débora. 

 

Cantina Gelain

Com otimismo nos olhos, o sócio diretor e sommelier Júlio Cesar Gelain, prevê um belo futuro do roteiro. “Nossa região é rica em beleza natural, juntamente com a cultura e a história da uva e do vinho que hoje nos torna uma das regiões mais importantes a nível nacional”, comenta. 
E o primeiro passo já está sendo dado. A Cantina Gelain está investindo em novos espaços para receber o turista, com foco no enoturismo. “Também estamos criando um espaço com vista para o vale, onde o turista visitante pode passar uma tarde agradável ao ar livre, e também um restaurante anexado à vinícola para eventos sobre agendamentos”, informa Gelain. 
Conforme o sócio diretor, o enoturismo é um setor que vem tendo cada vez mais destaque e procura. “Ainda me vejo leigo sobre este assunto por ser um novo desafio, mas estamos sendo muito bem monitorados e o grupo está bem focado, então tem tudo para ter muito sucesso”, garante.

 

Sociedade Vinícola Bordin

“Um sonho antigo está virando realidade”. A fala de Ricardo Luiz Bordin, enólogo da vinícola, diz tudo sobre estar presente em um roteiro turístico. “Nossa propriedade nos possibilita avançarmos em outro campo do turismo, porém nunca deixaremos de pensar na vinícola”, destaca o empresário que afirma que a propriedade comporta hospedagem em cabanas, trilhas ecológicas, passeio em quadriciclo, piquenique em meio aos parreirais, aluguel de espaço para eventos, além de acolhimento de escolas e restaurante junto à vinícola. “A expectativa é a melhor possível. Acreditamos muito nessa rota turística, os atrativos são muitos e são ímpares”, acredita Bordin.

 

Paradouro do Suco

Uma novidade em Flores da Cunha. A Paradouro do Suco será uma nova empresa, focada em suco de uva, que será inaugurada em novembro e já contemplará o roteiro turístico de Alfredo Chaves. 
De acordo com a auxiliar administrativa Isadora Molardi Malacarne, “esperamos receber visitas a partir do momento em que abrirmos, juntamente com os outros participantes da rota”, enfatiza. 
Para a empresa, o roteiro foi visto com bons olhos. “Vimos como uma oportunidade de explorar o potencial da região que ainda não é conhecido”, diz Isadora. Além da vinícola, que terá espaços diferenciados e atrações que venham a agregar valores ao produto, a propriedade também contará com um belo mirante com um elevador panorâmico.

 

Sociedade de Bebidas Caldart

Com o foco voltado para a graspa, a Sociedade de Bebidas Caldart, é outro empreendimento que irá integrar o roteiro turístico de Alfredo Chaves. Conforme a enóloga Mônica Panizzon Caldart, o roteiro é uma oportunidade de criar experiências únicas. “Integrando o roteiro, podemos levar até o turista o conhecimento da elaboração deste produto (graspa) que vem sendo produzido na família de geração em geração”, conta a empresária. A empresa também está passando por adequações para receber os visitantes com segurança e conforto. “Estão sendo feitas reformas, tanto na área interna como também na área externa para criarmos ambientes onde o turista poderá ficar apreciando as belezas naturais do local e relaxar ao ar livre”, destaca. Como empresa familiar, a expectativa da Sociedade de Bebidas Caldart é receber famílias que queiram fugir de grandes centros e poder conhecer um pouco da cultura local. “Temos o memorial da família onde está toda nossa história, desde os imigrantes até a nossa geração atual”, ressalta Mônica.

 

Della Famiglia

A agroindústria familiar Della Famiglia, de propriedade de Alexandre Scortegagna e Angelo Barcarolo, tem como diferencial o suco de uva tinto e branco integral. Para Scortegagna, a oportunidade de participar deste projeto turístico permite mostrar os produtos que nossa vinicultura oferece. “Nossas expectativas são otimistas, afinal uma gama enorme de produtos oriundos deste município poderão estar ao alcance dos mais diversos turistas que por aqui passarão. Temos orgulho em abrir as portas da nossa empresa rural, oferecendo o melhor daquilo que elaboramos”, destaca.


 

 

 

Vista do Mirante Gelain. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário