Geral

Um presépio construído pela comunidade florense

Palco do nascimento de Jesus na Igreja Matriz representa, através da cor branca, as pessoas que partiram pela Covid-19 e um 2022 repleto de paz

Antes de começar o advento, o presépio da Igreja Matriz já estava pronto. Uma tradição que começou anos atrás e é seguida até hoje. Com a ajuda da comunidade, foi possível construir um dos mais belos presépios que encanta os olhos e o coração de quem por lá passa.
Todos os anos, a montagem do presépio era feita pelo grupo do Cursilho, mas, em 2021, frei André, precisou encontrar outras pessoas para cuidar da montagem. Na busca de fazer algo diferente, o pároco lembrou da florense Zanete Oldra, que há mais de 20 anos cria as encenações no largo em frente à Igreja. “Para mim foi algo que me realizou. Em primeiro lugar por se tratar de um convite que jamais iria deixar de aceitar, da minha igreja, e também por ser um trabalho voluntário, onde sempre participei e continuo participando”, relata Zanete, enfatizando que o trabalho voluntário não só faz bem aos outros, mas também a quem o faz. 
O grupo, formado por 20 pessoas, levou três noites para deixar o presépio pronto. “Pessoas muito queridas que se dispuseram, largaram seus empregos, suas famílias para virem aqui à noite. Começavam às 19h e iam até às 22h, 23h para construir essa obra que ficou tão bonita”, afirma o frei.
Quem já passou pela igreja, pode notar que o presépio está um pouco diferente. Ele foi construído a partir de doações feitas pela comunidade – luzes e fibras. “Pessoas que se dispuseram a nos ajudar sem cobrar nada, doando”, evidencia frei André. Ainda segundo o pároco, o verde foi substituído pelo branco das fibras para respeitar as pessoas que partiram pela Covid-19, mas também pensando em iniciar um ano de paz, de amor, de alegria, de uma vida nova, trazendo assim, muita força. “O ano inteiro nós refletimos que Jesus nos toma na mão e nos leva no colo, agora é o único período do ano que nós o levamos no colo”, destaca o pároco sobre a importância do presépio.
Os florenses que ainda não viram o presépio da Igreja Nossa Senhora de Lourdes podem visitá-lo até o dia 6 de janeiro, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30min e da 13h30min às 19h, exceto nas quintas-feiras de manhã, onde a igreja permanece fechada para a realização de limpeza e alguns ajustes. Aos sábados, a visitação pode ser feita das 8h às 11h30min e das 15h até as 18h, já no domingo das 7h às 10h e das 15h às18h.

 - Valdinéia Tosetto
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário