Zoológico da UCS, em Caxias do Sul, reabre suas portas após quase cinco anos fechado
Local volta a receber visitantes e lança campanha de apoio para manutenção do espaço
Fechado desde 2020 em razão da pandemia, o Zoológico da Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi reaberto ao público na manhã desta terça-feira (10). Durante o período de fechamento, o local manteve apenas o atendimento aos animais e passou por melhorias para voltar a receber visitantes. A reabertura integra o programa de extensão universitária Pró-Fauna Serra, que promove a educação ambiental e incentiva a preservação dos ecossistemas locais.
Os primeiros visitantes foram alunos dos 6º, 7º e 8º anos do Cetec Fundamental, que participaram de atividades monitoradas por estudantes do curso de Medicina Veterinária da UCS. O zoológico abriga 88 animais de 47 espécies, muitos resgatados pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar ou de situações de cativeiro ilegal, abandono ou ferimentos graves. Alguns recebem acolhimento permanente, enquanto outros são reabilitados e, quando possível, retornam ao habitat natural.
Abrace Nosso Zoo
Com um custo operacional mensal de cerca de R$ 60 mil, sendo R$ 15 mil destinados à alimentação dos animais, a UCS também lançou a campanha Abrace Nosso Zoo. A iniciativa busca doações via QR Code ou Chave Pix, que podem ser acessadas através deste link, para auxiliar na manutenção do espaço. Além disso, é possível apadrinhar recintos, iniciativa já adotada por duas empresas que terão suas marcas expostas nos locais.
Visitação
O zoológico abre às terças e quintas-feiras para grupos escolares e, nos finais de semana, das 13h às 18h, para o público em geral. A entrada é gratuita, mas qualquer visita deve ser agendada previamente através deste link.
0 Comentários