Nova Pádua

Encontro Nacional do Alho reúne mais de 300 pessoas

Evento ocorreu em Nova Pádua na última sexta-feira, dia 10, para debater sobre a cultura

O panorama do mercado do alho movimentou o município de Nova Pádua na sexta-feira, dia 10. O 35º Encontro Nacional dos Produtores de Alho reuniu mais de 300 pessoas, entre produtores, autoridades, pesquisadores e expositores. Os desafios do mercado atual, as perspectivas futuras e a sanidade da cultura foram alguns dos temas debatidos durante a tarde. Autoridades municipais, deputados e lideranças do setor marcaram presença no evento. “Nova Pádua se sente honrada em receber esse encontro tão importante para a categoria, pois a cultura do alho é muito importante para as pequenas famílias produtoras. Sabemos o quanto o tempo de vocês é valioso por estar aqui num dia de sol. Por isso, meu agradecimento e admiração pela presença”, frisou o prefeito de Nova Pádua, Danrlei Pilatti. Nos próximos dias a região Sul inicia a colheita deste ano e mesmo tendo diminuído a área as perspectivas são positivas.

Durante o evento, os participantes conheceram mais sobre as medidas protetivas para o alho, o panorama atual do mercado, as pesquisas realizadas pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) e também a sanidade do alho. Além disso, a Anapa, a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa) e a Associação Catarinense dos Produtores de Alho (Acapa) explanaram sobre as ações realizadas pelas entidades para proteção da cultura e também das dificuldades enfrentadas, especialmente na fiscalização do alho argentino. “Fui eleito presidente da Anapa aqui em Nova Pádua em 2008 e foram muitos anos de trabalho. Às vezes não conseguimos os resultados que queremos, pois a burocracia nos impende e isso nos dói muito. Mas sempre estaremos presentes apesar das dificuldades e continuaremos lutando. O encontro de hoje é uma grande oportunidade de união da cadeia e fortalecimento do setor, além de um debate positivo para seguirmos a colheita de melhor forma”, destacou o presidente da Anapa, Rafael Corsino.

O objetivo do Encontro Nacional do Alho é conscientizar a todos sobre a importância do setor e apresentar análises da produção e do mercado, além de debater temas relevantes da cultura. Ao final do evento, foi servido um coquetel.

O evento é realizado numa parceria entre Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa), Prefeitura Municipal de Nova Pádua e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua.

Tem patrocínio do Sicredi e Senar e apoio da Fetag-RS, Emater/RS, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos e Cooperativa Agrícola Mista Rio Branco, Cerealista Venturini, Alho Kris, Comércio de Alho Rasador, ZB Agronegócio, Hortipádua, Schiavenin Hortigranjeiros, Alho d’pádua, Hortifruti Sonda, Alhos Galo. Na feira agro o apoio é Grupo DRSUL, Cosmocel, Sollar Sul, Menegon, Tramontini, Vega Corretor de Seguros, Pensou Net, Santana Máquinas Agrícolas, Agropro e Delta Fértil.

 - Karine Bergozza  - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário