Nova Pádua

Nova Pádua decreta situação de emergência e estima perdas de R$ 9,1 milhões com a estiagem

As produções que mais tiveram perdas estão a cultura de milho (silagem e grão) com 35%, seguido da produção de pêssego e outras frutas, com 25%

Na tarde de segunda-feira, dia 17, foi assinado pelo prefeito Danrlei Pilatti, o decreto nº 1449, de 17 de janeiro de 2022, que declara situação de emergência em todo o território do município de Nova Pádua, afetado pela estiagem.

O decreto foi emitido após o levantamento realizado pelo escritório da Emater de Nova Pádua que avaliou as perdas na produção de uva, maça, pêssego, milho, hortifrutigranjeiros entre outras culturas. De acordo com a chefe do escritório e extensionista Rural Social, Anisia Cassola, as perdas chegam a aproximadamente 9,1 milhões de reais.

As produções que mais tiveram perdas estão a cultura de milho (silagem e grão) com 35%, seguido da produção de pêssego e outras frutas, com 25%, cebola com uma perda de 15% e a produção de uva e alho, com 10%.

De acordo com o prefeito Danrlei Pilatti, o decreto visa amparar os agricultores que tem operações de crédito junto as instituições bancárias do município, visando assim a prorrogação do pagamento de parcelas para os munícipes que tiveram prejuízos em decorrência da estiagem. “Essa é uma forma que a administração municipal tem de auxiliar os agricultores paduenses nesse período complicado de estiagem”, relata Pilatti.

Para o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Gelson Sonda, a estiagem vem causando danos econômicos (perdas de produtividade, atraso no início do ciclo produtivo nas diversas culturas) e escassez de água para irrigação das plantações. “O decreto é uma forma de amparar nosso agricultor paduense que trabalha de sol a sol para produzir e contribui para o crescimento e desenvolvimento de Nova Pádua”, frisa Gelson.

O levantamento da Emater foi realizado com amostragens de todas as comunidades do município e poderá sofrer alteração mediante piora da estiagem.

 - Prefeitura de NP/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário