Nova Pádua

Nova Pádua sediará o 35º Encontro Nacional dos Produtores de Alho

Evento gratuito será realizado no dia 10 de novembro, no Salão Paroquial do município

O Pequeno Paraíso Italiano sediará na sexta-feira, dia 10 de novembro, o 35º Encontro Nacional dos Produtores de Alho. O evento, que ocorre no Salão Paroquial do município, será realizado a partir das 13h30min e contará com transmissão online para todo o país. 
De acordo com o prefeito municipal, Danrlei Pilatti, o convite para a prefeitura de Nova Pádua colaborar no apoio e integrar a programação do encontro veio por meio do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua. Para Danrlei, sediar um evento como esse é muito significativo pela importância que a produção desta cultura tem no município e pelo fato de muitos agricultores e comerciantes locais trabalharem desde a produção do alho até a comercialização final do produto: “Se faz muito necessário esse encontro, para avaliar as perspectivas presentes e futuras do setor, para que no momento em que o produtor e comerciante invistam na nossa cidade, região ou país, tenha uma definição mais assertiva”, relata.
Conforme o secretário de Agricultura, Gelson Sonda, o 35º Encontro Nacional dos Produtores de Alho tem como um dos principais objetivos atuar como um fórum de apresentação e discussão de temas para melhoria da cadeia produtiva desta hortaliça no país. O chefe da pasta também destaca que a produção de alho é uma atividade de grande relevância na economia do município: “Trazer um evento desta importância, aonde serão debatidos vários assuntos relacionados a cultura do alho, desde seu plantio e comercialização – uma vez que o setor passa por sérias dificuldades –, será fundamental para que toda a região se una em prol de um futuro melhor para o setor e para muitas famílias que cultivam e dependem do alho”, relata.
A expectativa do secretário é de poder reunir um grande número de produtores, comerciantes e associações, todos que atuam diretamente neste setor, para tratar dos novos rumos, desafios e traçar metas. O evento é aberto ao público e contará com palestras técnicas que giram em torno do tema ‘Panorama do Mercado do Alho’. Para participar, é necessário realizar o credenciamento antes do início da atividade, a partir das 13h, no Salão Paroquial.
O 35º Encontro Nacional dos Produtores de Alho é uma parceria entre Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa), Prefeitura Municipal de Nova Pádua e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua. O evento tem o apoio do setor cerealista, produtores e patrocínio do Senar e Sicredi.

Programação:
13h – Credenciamento
13h30min – Abertura oficial do evento
14h15min – Antidumping / Palestrante: Clóvis Volpe, Diretor Jurídico da Anapa
14h45min – Panorama do mercado do alho / Palestrante: Marco A. Lucini, Consultor da Anapa 
15h15min – Realidade e desafios para 2024
16h – Coffee Break
16h30min – Análise e perspectiva da pesquisa da Anapa / Palestrante: Patrícia Silva, Anapa
17h – Sanidade do alho (EPAGRI, IFC, IFRGS, Embrapa)
- André S. Strassburger (UFRGS) – Viroses na cultura do alho
- Leandro L. Marcuzzo (IFC) – Bacteriose e nematoides na cultura do alho
- Guilherme Mallmann (EPAGRI) – Ferrugem na cultura do alho
- Valdir Lourenço (Embrapa) – Mofo branco
18h – Palavra do presidente da Anapa, Sr. Rafael Corsino
Espaço das Associações Estaduais 
19h – Coquetel para os participantes

 - DIVULGAÇÃO
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário