Nova Pádua

Restauro da Igreja do Cerro Grande será apresentado em outubro

O prédio foi construído pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram a Nova Pádua

A Igreja do Cerro Grande, construída pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram a Nova Pádua, é o prédio mais antigo que se tem conhecimento do município. Estima-se que possua mais de 130 anos. E para preservar esse patrimônio cultural, a edificação passa por um processo de restauro. 

Conforme a Comissão de Restauração, a recuperação da igreja foi realizada em etapas. A primeira levou em consideração a conservação, com ações mais imediatas para não danificar a estrutura, como o levantamento do solo e a construção de uma escada de acesso; o afastamento da edificação do salão da comunidade; e a recuperação do telhado. A segunda etapa consistiu em arrumar a igreja para fazê-la voltar mais parecida possível com a original. Foram restauradas as madeiras, o altar, os bancos e as imagens sacras. A terceira e última etapa consiste na pintura externa das paredes, janelas, porta e corrimão. “Queremos deixar a igreja bonita para a Festa de Nossa Senhora do Rosário, que vai ocorrer no dia 6 de outubro”, diz Nair Panizzon, integrante da comissão.

De acordo com ela, a igreja já havia passado por reformas anteriores, sendo a primeira em 1924. “A última reforma ocorreu em 1968, com a chegada do Padre Tranquilo Mugnol, que, para resolver uma infiltração, diminuiu a igreja tirando a parte onde ficava o altar. Também foi nesta época que substituíram o telhado”, conta.

Revitalização será inaugurada dia 6 de outubro, durante a festa da comunidade.  - Maicon Pan/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário