Nova Pádua

Transparência que vale ouro

Nova Pádua é premiada com Selo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

A prefeitura de Nova Pádua foi contemplada, no início deste mês, com o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública 2022, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). 
O reconhecimento é um importante indicador da qualidade da gestão pública municipal e tem como objetivo incentivar e premiar as boas práticas de transparência e controle social. Para conquistar o selo, os municípios precisam cumprir uma série de critérios estabelecidos, entre eles Nova Pádua obteve percentual 100% em: acessibilidade; contratos; informações institucionais; informações prioritárias; licitações, dispensas, inexigibilidades e atas de adesão; ouvidorias; receita; relatórios referentes à transparência da gestão fiscal, e; Serviço de Informações ao Cidadão – SIC (físico). Em recursos humanos o percentual foi de 88,89%; em Serviço de Informações ao Cidadão – SIC (eletrônico) 66,67%; diárias 63,64%, e; despesa 52,94%. 
O Pequeno Paraíso Italiano se destacou obtendo um percentual médio de 90,16%, número que concedeu ao município o Selo Ouro, com 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 85% e 94%. 
“Esse destaque se deve ao fato de que a transparência na administração pública é dar a qualquer cidadão o direito e a possibilidade de ter clareza de como o dinheiro pago nos impostos está sendo utilizado”, evidencia o secretário municipal da Administração, Fazenda, Projetos e Planejamento, Pedro Quintanilha, acrescentando que o acesso à informação tem um papel determinante para o exercício da cidadania, por meio do controle social da administração pública, impondo limites aos gestores.
Quintanilha também frisa que já estão trabalhando com mais clareza e objetividade os pontos que não chegaram a 100%, a fim de elevar a média e, quiçá, alcançar o Selo Diamante nas próximas avaliações. 
O prefeito de Nova Pádua, Danrlei Pilatti, também evidenciou a importância da conquista do Selo Ouro de Transparência para a comunidade e o município:  “Esse reconhecimento é resultado do empenho da administração municipal, que vem aprimorando as ações voltadas à transparência e ao acesso às informações. Para nós, que estamos à frente do Poder Executivo, o Selo Ouro é motivo de satisfação e alegria. Quero compartilhar com toda a equipe de secretários e servidores públicos municipais. Entendo que a transparência é uma regra indispensável para se fazer uma gestão séria e comprometida com o cidadão paduense”, ressalta.
Nas avaliações da Atricon foram premiados com certificações virtuais 109 jurisdicionados gaúchos, dos quais 12 atingiram nível Diamante, 64 nível Ouro e 33 nível Prata no indicador de transparência da gestão pública municipal.

 - Prefeitura de NP/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário