Nova Pádua

Uma noite para homenagear as mammas

Baile de Escolha da Mamma Mia – Edição Especial da 15ª Feprocol – acontece neste sábado, dia 16

Nova Pádua, dentro da programação do Colono e Motorista, realiza neste sábado, dia 16, a escolha da Mamma Mia – edição especial da 15ª Feprocol. 
Após 20 anos, o concurso conta com quatro mulheres inscritas: Alice Bedin Baggio, de 72 anos, representando a Associação Bela Idade de Nova Pádua e Baggio Carrocerias; Gema Fabian Vazzata, de 69 anos, representando a Comunidade do Travessão Mutzel; Ida Molon Vezzaro, de 79 anos, representando a Comunidade do Travessão Leonel; e Veranis Onzi Zanatta, de 70 anos, representando a Comunidade do Travessão Barra.
O evento ocorre no Parque dos Peixes, a partir das 19h, e todos os ingressos já foram comercializados. Após a escolha, haverá jantar típico italiano e animação com o grupo Geração Amigos.
As candidatas, nos últimos dias, cumpriram um cronograma de atividades preparatórias, além das provas das vestes para o dia da escolha. O traje, baseado na vestimenta das imigrantes italianas, de forma descontruída, é composto por uma saia abaixo dos joelhos, de cores fortes e escuras, camisa clara com pequenos botões pregados manualmente, com gola, mangas ricamente trabalhadas e avental de crochê. O complemento do traje fica por conta do xale sobre os ombros, que imprime um toque de elegância e aquece nos dias frios. O modelo foi criado por Taisy Scremim e confeccionado pelo Ateliê Celuir Dutra.
O detalhe principal do vestido é o avental, inspirado na indumentária original do período da imigração, onde eram feitos de algodão e adornados com fitas e flores. O adereço foi feito à mão, em crochê, por Terezinha Zanella, e conta com bicos e bordados com variação de tons neutros, tingimento natural feito com chás, e pequenos cristais bordados entre os arabescos e flores. 
“O modelo foi inspirado na figura da mulher forte e batalhadora, que trabalha nos afazeres domésticos, cuida da família e do trabalho com muito zelo e dedicação. As mulheres que serviram de base foram as próprias candidatas, com suas histórias únicas, com muita superação, trabalho pela comunidade e dedicação na construção da história de Nova Pádua. Os trajes seguem o mesmo modelo, em quatro cores diferentes” destaca Taisy. 

Alice Bedin Baggio

“O concurso de Mamma Mia é uma oportunidade de divulgar todas as nossas mães que já partiram e que hoje seguimos os exemplos delas, que nos deixaram força e coragem para vencer tudo o que nós enfrentamos nas nossas vidas e termos hoje o que temos”.

 

Gema Fabian Vazzata

“A importância do concurso Mamma Mia é representar a beleza e a dedicação da mulher paduense, em todas as idades. Quero representar a força da mulher agricultora”.

 

 

Ida Molon Vezzaro

“A Mamma Mia é uma forma bonita de homenagear nossas mulheres. Vou representar os nossos trabalhos, como mães, nonas e até bisavós, dentro das nossas famílias, e todas as mulheres do Travessão Leonel”.

 

Veranis Onzi Zanatta

“O concurso de Mamma Mia representa muita felicidade. Estou gostando muito de participar e quero representar as belezas naturais da nossa agricultura e divulgar o trabalho da nossa gente”.

 

 

 - Luizinho Bebber/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário