Política

Geni Zamboni é Agricultora Destaque 2023

Entrega do título foi realizada na quinta-feira, dia 27, em Sessão Solene

Na noite de quinta-feira, dia 27, a Câmara Municipal de Flores da Cunha concedeu o título de Agricultora Destaque 2023 a Dona Geni Otavinha Bertoletti Zamboni, 67 anos. A homenagem ocorreu em Sessão Solene na Casa Legislativa. A agricultora foi indicada por uma Comissão Especial, coordenada pelo presidente da Comissão de Educação Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos, vereador Angelo Boscari Junior (PDT) e integrada pela representante da Secretaria da Agricultura, Stella Mari Pradella, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adriane Bernardi, pelo presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Daniel Ulian, pelo presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Jorge Pontel, e pela chefe do escritório da Emater de Flores da Cunha, Clarissa de Quadros.

Com uma história de dedicação à agricultura familiar, Geni fundou, há nove anos, a Geni Zamboni Sabores Coloniais, localizada em Mato Perso, Flores da Cunha. Após o falecimento de seu marido, em 17 de novembro de 1997, ela envolveu seus filhos na produção agrícola e finalmente pôde seguir sua paixão pela culinária, inaugurando a agroindústria de produtos coloniais há quatro anos, em 2019, ao lado da filha Suzana. Atualmente, sua propriedade abrange nove hectares de videiras e um hectare de pessegueiros, e a agroindústria produz uma variedade de alimentos que atendem aos municípios vizinhos.

O presidente da Casa, vereador Diego Tonet, enalteceu que a agroindústria familiar vem ampliando seus benefícios ao meio rural, abrangendo aspectos econômicos, sociais e culturais. “Do ponto de vista econômico, ela agrega valor aos produtos, gera renda e, em muitos casos, se torna a principal fonte de receita nas propriedades. Socialmente, a agroindústria familiar desempenha um papel importante na fixação de pessoas no campo, especialmente os jovens. Culturalmente, ela valoriza tradições e costumes ao comercializar produtos regionais com receitas tradicionais transmitidas de geração em geração”, destacou.

A vereadora Silvana De Carli (Progressistas) se pronunciou em nome da Câmara e destacou que o empreendimento comandado por Geni é muito mais do que um negócio; é uma expressão de cultura, história e perseverança. "A história da senhora Geni é verdadeiramente inspiradora para todas nós, mulheres. Além de liderar com sucesso a agroindústria, ela também desempenha um papel fundamental à frente de uma maravilhosa e próspera família”, enalteceu.

Dona Geni encerrou os discursos da noite com agradecimentos. “Quero agradecer a todos que se empenharam e dedicaram o título de Agricultura Destaque do ano. Feliz, jamais imaginaria de um dia estar aqui. Minha caminhada não foi fácil, mas sempre tive o apoio da família e Deus na frente. Foi um caminho com subidas e descidas, com perdas, mas nunca estive sozinha. Por causa disso sigo de passo em passo para alcançar meus objetivos”, finalizou.

 - Shamila Carpeggiani/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário