Política

Vereadores florenses participam de audiência na Assembleia Legislativa

Com o Parlamento Regional da Serra, legislativo busca redução da carga tributária de produtos vitivinícolas

Na manhã desta terça-feira, dia 9, o legislativo florense marcou presença na audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais com a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembléia Legislativa do Estado. A iniciativa do encontro partiu dos debates promovidos nas reuniões mensais do Parlamento Regional da Serra Gaúcha. 

Conforme o presidente da Câmara, vereador Angelo Boscari Junior (PDT), um dos principais assuntos foi a alta carga tributária. “Foram levantados questionamentos sobre diminuição das cargas tributárias, especialmente sobre o suco de uva, e também sobre políticas públicas para inserção do suco de uva na cesta básica como alimento, para movimentar as vendas do produto”, comentou. Segundo o vereador, a perspectivas de que não havendo vazão e demanda o suficiente do produto, dentro de três anos corre-se o risco de a uva ficar nos parreirais sem destino. “Se o produto não for vendido devido a não competitividade e ao alto preço, consequência da carga tributária, corre-se o risco de não ter colheita daqui há dois ou três anos”, alertou. Os parlamentares também trataram sobre os incentivos aos vinhos do exterior. “Estes produtos acabam causando uma concorrência desleal, então temos que buscar uma política que melhore a tributação do vinho nacional, assim como os subsídios aos produtores, a exemplo de países europeus em que o governo acaba subsidiando a produção do vinho para que ele chegue mais competitivo ao mercado”, frisou Boscari.

Além do presidente da Casa, estiveram presentes a vereadora Silvana De Carlo (Progressistas), e os vereador Ademir Antonio Barp (MDB) e Luiz André de Oliveira (Republicanos). Representantes das Secretarias Estaduais da Fazenda e da Agricultura e entidades representativas do setor como a Fecovinho e a AGAVI também marcaram presença.

As solicitações levantadas no encontro serão documentadas e encaminhadas para a Secretaria Estadual da Fazenda, para os deputados federais e para o Ministério da Economia.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário