Segurança

BM capacita policiais para integrar Patrulha Maria da Penha

Policiais atuarão no atendimento a mulher vítima de violência

O Comando da Serra da Brigada Militar está realizando uma capacitação para habilitar 28 policiais militares para integrar a Patrulha Maria da Penha, atuando no atendimento a mulher vítima de violência.

O curso, que iniciou nesta terça-feira, dia 24, desenvolverá atividades até a sexta, dia 27. Em sua 16º edição, promovido pelo Departamento de Ensino da Brigada Militar, a capacitação habilitará policiais dos cinco batalhões que integram o Comando da Serra (Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Gramado e Vacaria), além de municípios que compõem as unidades militares. Com a habilitação, os policiais passarão a compor o trabalho nas Patrulhas Maria da Penha, que atendem ocorrências de violência doméstica e familiar, além de visitas sistemáticas nas casas de vítimas com medida protetiva de urgência.

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul foi a primeira Polícia Militar a inserir suas atividades na rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica no Brasil. Com o fim de ser um programa de acompanhamento das vítimas que tiveram deferidas pelo Poder Judiciário as medidas protetivas de urgência solicitadas em desfavor dos agressores, iniciou suas atividades no dia 20 de outubro de 2012, em Porto Alegre, e atualmente está presente em 114 municípios gaúchos, inspirando a criação de outras atividades similares em diversos estados brasileiros.

O curso esta sendo coordenado pelo Major Juliano Amaral e pela Soldado Catiele De Carvalho, destacando disciplinas que permeiam o currículo nacional, abrangendo integralidade aos eixos ético, legal e técnico, objetivando uma metodologia baseada na interação com a realização de atividades com o corpo discente que permitem aliar teoria e prática, analisando casos reais, troca de experiências entre os participantes, permitindo reflexões a partir da visão integral da violência doméstica e familiar no Rio Grande do Sul e no Brasil.

 - Joel Arrojo/BM/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário