Segurança

O perigo a um clique

Estelionato é o crime que mais cresce em Flores da Cunha e o principal motivo é o aumento da utilização da internet e das redes sociais

A globalização, o número de pessoas conectadas à internet e o aumento da utilização das redes sociais, seja para comunicação, trabalho ou compras online, especialmente em meio a pandemia de Covid-19, são os principais fatores que contribuíram para a elevação do crime de estelionato em Flores da Cunha. 
De acordo com os Indicadores Criminais divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), de janeiro a outubro de 2021 foram registrados 240 estelionatos. Esse número chama atenção por também ter se destacado, em meio aos demais índices, em 2020, atingindo a marca de 182 casos. 
“O estelionato ocorre, principalmente, em virtude da atitude individual da vítima e aqui na cidade, muito, através da internet, pelas redes sociais: Facebook e WhatsApp”, alerta o Capitão da Brigada Militar, Daniel Tonatto, enfatizando que o aumento deste indicador não foi somente em Flores da Cunha. “A vítima deve sempre desconfiar de valores muito baixos e ter cuidado com seus dados pessoais”, informa. 
Em relação aos golpes mais comuns, Tonatto destaca os nudes encaminhados via Facebook, no qual a vítima acaba compartilhando nudes dela com outra pessoa e, após, é exigido dinheiro. “Outros exemplos são o falso aluguel na praia, onde a pessoa aluga uma residência, paga o valor, e quando chega lá a casa não está para aluguel, e a falsa venda de apartamento, quando o imóvel não existe”, elenca o capitão citando mais golpes, como o do falso funcionário de banco, sobre o uso indevido do cartão; a venda falsa de veículos – que não existem; boletos falsos encaminhamos para empresas; clone do WhatasApp, em que se solicita dinheiro para alguém da família a partir de um número falso com foto da vítima, entre tantos outros.
A análise dos demais indicadores criminais também mostra pontos extremamente positivos para o município. Fazendo um comparativo entre os dados de 2020 e 2021, é válido destacar a diminuição nos roubos – de 54 para 17, a queda nos roubos de veículos – de 15 para 3, o menor número de furtos – de 185 para 149, e a redução nos furtos de veículos – de 27 para 16. “Tivemos 15 roubos a estabelecimentos comerciais em 2020 e 4 neste ano. Foi uma ação muito pontual, muito plausível da Brigada Militar com a Polícia Civil para reduzir essa prática. No ano passado havia dois ou três indivíduos de fora na cidade que já haviam praticado sete ou oito roubos aqui. Nós fizemos o levantamento de informações e conseguimos identificar quem seriam esses autores, e solicitamos, junto à Polícia Civil, medida preventiva”, comemora Tonatto. 
Outro dado evidenciado no relatório divulgado pela Secretaria de Segurança Pública diz respeito ao aumento nos indicadores de posse e tráfico de entorpecentes. Em 2020 foram registrados 17 casos em cada um dos índices, enquanto em 2021 esse número é de 25 em relação à posse e 20, ao tráfico. “O principal motivo desse aumento foi, justamente, a atuação forte das forças de segurança – tanto da Polícia Civil, quanto da Brigada Militar, juntamente com o 36º BPM e a integração com o BP Choque – nas quais houve uma elevação significativa e uma atuação mais enérgica de abordagens e verificação”, frisa o capitão que enxerga como positivo, de forma geral, o levantamento desse ano em comparação ao anterior. 
Confira os dados na tabela:

Fim de ano seguro

Para garantir a segurança do comércio local, bem como dos consumidores na época mais movimentada para compras no ano, a Operação Papai Noel, uma ação integrada com todos os órgãos de segurança do município: Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e demais entidades como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura municipal e Câmara de Vereadores, foi lançada na tarde da última terça-feira, dia 7, na Praça da Bandeira. 
Como medida preventiva, até o dia 31, os órgãos de segurança atuarão de forma intensificada na área comercial, com possibilidade de abordagens de pessoas suspeitas, averiguações e situações que necessitem de intervenção para a segurança pública. No mesmo período, também será realizado um trabalho de conscientização e informação para os consumidores atentarem para os cuidados nesse fim de ano (confira algumas dicas ao lado).
Na tarde da segunda-feira, dia 6, a mesma operação foi lançada em Nova Pádua, em conjunto com o 36º BPM e a Brigada Militar de Nova Pádua.

Dicas para ficar mais seguro

Em vias públicas
- Não conte dinheiro em público.
- Ao notar que está sendo seguido por elemento suspeito, aja com naturalidade, entre em qualquer lugar público e ligue para o 190.
- Evite que os idosos andem desacompanhados por locais de comércio muito movimentado ou ruas desertas.
- Alerte-os da existência de pessoas muito solícitas, falantes ou que ofereçam alguma vantagem.
- Não ande com todos os seus documentos ou cartões de crédito.
- Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo ou indivíduo suspeito.
- Separe pequenas quantias em dinheiro para pagar despesas pequenas como passagens e cafés.
- Não peça orientação à estranhos, procure postos da Brigada Militar ou estabelecimentos comerciais.
- Se precisar transportar muito dinheiro, não ande sozinho, faça-se acompanhar de parentes, amigos ou seguranças.

Nas residências
- Fique atento quando chegar ou sair de casa, pois essas são as ocasiões mais propícias para roubos e sequestros.
- Se desconfiar, aguarde, dê uma volta no quarteirão e chame a Brigada Militar no 190.
- Não abra a porta antes de identificar quem está solicitando acesso.
- Não deixe a luz de casa acesa durante o dia. Essa medida pode indicar que a casa está sem morador e motivar o furto.
- Aguarde o total fechamento de portões de comando eletrônico.
- Não aceite a entrada de técnicos não solicitados; ao receber prestadores de serviço, identifique-os.
- Na perda das chaves, troque os segredos das fechaduras.
- Oriente familiares e funcionários para que não comentem com estranhos sobre os bens que a família possui e sobre os hábitos dos integrantes.

Fonte: Brigada Militar RS

Lançamento da Operação Papai Noel, em Flores da Cunha, ocorreu  na terça-feira, dia 7. - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário