Gastronomia

Especiarias na bebida: aprenda quatro drinks para o Ano Novo

Essenciais na cozinha, temperos como cravo, noz-moscada, gengibre, pimenta-do-reino e açafrão também dão sabor a coquetéis famosos

Talvez você não saiba, mas diversos coquetéis saborosos e excêntricos que experimentamos fora de casa ganham sabores diferenciados graças às ervas e especiarias. Sim, os temperos guardados na sua cozinha são base da composição desses drinks. O cravo, pimenta, noz-moscada, açafrão-da-terra, entre outros, são grandes parceiros dos barmans e enriquecem o cardápio de bebidas de bares e restaurantes.

Confira quatro drinks deliciosos para servir nos festejos de Ano Novo. Fica aqui o aviso: beba com moderação. E se for degustar os coquetéis, nada de pegar no volante depois. Capriche no preparo e boas festas.

Caipirinha de cravo e gengibre

Bebida tipicamente brasileira, a caipirinha ganha um charme especial com umas pitadas de cravo e gengibre. Essas especiarias acrescentam notas acentuadas e ardentes à bebida feita com cachaça (ou vodca), açúcar, limão e gelo. Macere o limão com açúcar e uma pitada de gengibre em pó na coqueteleira, acrescente cachaça e bastante gelo, chacoalhe para incorporar os ingredientes e despeje nos copos. Para finalizar, coloque 5 cravos quando a bebida estiver pronta. O sabor marcante do cravo se dissolve naturalmente na bebida.

Alexander (com noz-moscada)

A bebida tem um paladar doce, porque é feita com licor de cacau, conhaque e creme de leite, cerca de 50 ml de cada ingrediente em uma coqueteleira com gelo e bater bem. Despeje em uma taça e decore com raspas de noz-moscada, que aromatiza o sabor com leves traços picantes e adocicados. Esse drink é ideal para o pós-jantar.

Michelada (bebida mexicana com pimenta)

No México, a Michelada é tão famosa quanto a Caipirinha aqui no Brasil. Como a maioria dos pratos mexicanos, a Michelada também capricha na pimenta. O preparo é simples: misture sal e pimenta-do-reino em pó em um pratinho ou pires. Umedeça a borda do copo com limão e depois encoste a borda do copo na mistura para grudar. Coloque cerveja e o gelo em mais da metade no copo. Depois acrescente o suco de um limão. Você pode pingar umas gotinhas de molho de pimenta para reforçar na ardência. 

Drink sem álcool com gengibre e açafrão-da-terra

Para fazer esse drink, esquente em uma panela uma colher de chá de açafrão-da-terra, abacaxi cortado e uma colher de chá gengibre em pó em 500 ml de água. Depois deixe esfriar e coe. Coloque metade do líquido no copo, esprema meio limão siciliano, pedaços de abacaxi, um pouco de mel e bastante gelo. Para finalizar, complete com refrigerante de guaraná ou com energético para animar a noite réveillon. Se sua preferência for menos doce, aposte na tônica. Se quiser transformar em um drink alcoólico, uma dose de gin é uma boa pedida.

 

Receitas: Kitano

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário