Gastronomia

Macarrão roxo de beterraba assada

Ingredientes

2 beterrabas

250 g de macarrão bavette

1 dente de alho descascado

Azeite a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Ricota esfarelada a gosto para servir

Folhas de endro (dill) a gosto para servir

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200°c. Descasque e corte a beterraba em quartos. 

Corte um pedaço grande de papel-alumínio de 35 cm x 40 cm, coloque os pedaços de beterraba no centro, regue com um fio de azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Una as pontas e dobre, formando uma trouxinha. Transfira para um assadeira e leve para assar por cerca de 30 minutos, ou até as beterrabas ficarem macias.

Quando faltar 10 minutos para o tempo da beterraba, leve uma panela média com cerca de 3 litros de água ao fogo alto. Assim que ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, junte o macarrão e misture. Deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente, mexendo de vez em quando.

Retire a assadeira do forno e, com cuidado para não se queimar com o vapor, abra a trouxinha de papel-alumínio. Transfira as beterrabas (com o líquido que se formou na trouxinha) para o liquidificador, junte o alho, 1 colher (sopa) de azeite e tempere com ½ colher (chá) de sal. Adicione ½ xícara (chá) da água do cozimento do macarrão e bata até ficar liso.

Assim que estiver cozido, escorra a água e transfira o macarrão para uma tigela grande. Adicione o molho de beterraba e misture delicadamente – ele vai absorver parte do molho e ficar com a cor da beterraba. Sirva a seguir com ricota esfarelada, folhas de endro, azeite e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Fonte: Panelinha

 - Panelinha/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário